Feriadão no Paso do Pupu

BURACO DO PADRE – O nome buraco do padre está intimamente ligado a historia dos jesuítas que ali estiveram. A finalidade dos jesuítas era a de converter as almas para o cristianismo, principalmente as das terras novas das Américas. Os jesuítas dos Campos Gerais eram oriundos das Santas Missões de Guairá, onde trabalhavam com os índios da tradição Umbu. A origem do nome Buraco do Padre pode estar ligada ao costume dos padres jesuítas se dirigirem ao alto do platô, para concentração e meditação, ou simplesmente para o descanso. Não raro eram vistos por indígenas ou cablocos, que passaram a chamar o local de Buraco do Padre. O local foi muito utilizado para matança de índios pelos bandeirantes nos séculos XVI e XVII. Os mesmos eram jogados do alto para dentro da garganta indo ao encontro da morte. Algumas curiosidades e crenças cercam o local. Conta a história que alguns pesquisadores europeus visitaram o Buraco do Padre no século XIX, e que em noites de céu limpo caiam bolas de fogo, e em algum lugar próximo havia ouro enterrado. Estas ultimas crenças dão-se ao fato de os jesuítas terem fugido as pressa devido a influencia que o Marques de Pombal exercia sobre o Rei aconselhando-o a expulsar os jesuítas do Brasil, alegando que, devido ao seu alto grau de conhecimento, poderiam amotinar os índios contra a coroa, criando uma rebelião na Colônia.

Outra lenda conta que o nome do local se deve a um padre, que acabou caindo no buraco enquanto cavalgava.

O “Cogumelo” é um belo bloco de arenito encontrado nas cercanias do Buraco do Padre. Tem algumas vias bacanosas, variando entre 5º e 8º. No local encontramos potencial para novas vias.

Camuflagem! Passamos por esta pombinha e quase nem notamos seu ninho.

Pipo guiando e Guigo na segue.

O movimento da “cegonha” é usado para amarrar o caderço do tênis de escalada.

Atacar!

De segundo. Viazinha bem legal!

picango

Galera na Picango´s Farm

Para comemorar meu 30º aniversário passei o feriado junto de ótimas companhias na “Picango´s Farm”, que fica num local chamado Paso do Pupu, em Ponta Grossa. O tempo estava meio fechado, mas mesmo assim conseguimos dar uma escapada e visitar o famoso Buraco do Padre. Tirando isso o evento foi marcado pelo churrasco e pela  jogatina: UNO e Poquer eram os favoritos da galera!

Meus agradecimentos especiais a:

Picango e Letícia: Por ter cedido gentilmente a casa e por ter aguentado o bando de maluco. Ps: Não pensem que vocês dois são normais.

Ariadne: Amorzinho, brigadão pelo tão aguardado bolo!! Foram dois dias de ansiedade.

Fernando: Show de bola o canivete! E vê se retoma o juízo!

Cholate: A luz da traquinagem brilha em você!

Elisa: Sem você o Cholate já estaria internado num sanatório.

Guigo: Sem o narguilé o feriado não seria o mesmo!

Pipo (Flor do Dia) e Fabi: Valeu pela sempre cativante presença e pelo cassino portátil!

Henrique (Mor) e Thaline: Espero que estejam conosco em outras oportunidades!

Duda: Alegria da galera!

Posted on 07/09/2009, in Amigos, Escalada and tagged , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Ai que legal o detalhezinho do (mor), o henrique fica louco quando chamam ele assim. Valeu foi muito bom. Agradeço o convite.

  1. Pingback: Buraco do Padre, Paraná « Fernando Brodeschi

Deixe um comentário