Cuidado com a Mosca Varejeira!

Costumeiramente publico posts sobre animais imundos neste blog. Já publiquei posts sobre as aranhas do Brasil e sobre o perigo dos mosquitos. Este tipo de post não tem somente o objetivo de deixar as pessoas com asco, mas também tem um caráter de utilidade pública. Andar em abientes agrestes pressupõe o contato com as mais variadas formas de criaturas, desta forma considero importante conhecê-las.

Hoje vou abordar o perigo de outro inseto imundo: a mosca varejeira. A vemos com frequência em nossas mesas, e muitas vezes nem imaginamos o dano que ela pode causar aos seres humanos. De fato, ela pode até matar! A mosca varejeira faz parte de uma família de moscas do tipo “metálico”, se apresentando geralmente nas cores azul ou verde, chamada califorídeas, sendo a espécie principal a Cochliomyia hominivorax.

Suas principais vítimas são os animais de sangue quente, que ela utiliza como hospedeiro para cuidar de sua prole. O lance é muito simples, ela senta em qualquer ferida aberta e ali deposita seus ovinhos. Quando as “criancinhas” nascem elas vão comendo seu tecido, cartilagens e até mesmo ossos. Este processo leva em entre 12 e 24 horas. Este tipo de infecção é chamada de miase, que se apresentam em dois tipos básicos> a cutâneo-traumática (na pele) e a nasofaringeana (no nariz), sendo que esta segunda pode ser fatal.

Portanto, não pensem duas vezes em eliminar este tipo de mosca e sentir aquele delicioso barulhinho de “plack!”

Para os mais corajosos segue um videozinho básico do estrago das larvinhas deste tipo de mosca.

Posted on 11/03/2011, in Afins, Curiosidades, Meio Ambiente and tagged , , . Bookmark the permalink. 19 Comentários.

  1. Vladmir Brenner

    Manda os kituts para o Ch.Bil Grill !!!

  2. Doc Farlley

    O mais lega eh a musiquinha do video!!!
    kkkk

  3. Meu irmao Maradona nunca sofreu desse mal……..

  4. Thaís Carvalho

    Nossa essa mosca é muito perigosa !! Eu tenho um cachorro e quando fui tirar o coco dele hoje tinha uma mosca dessa , e fiquei com medo ai eu resolvi pesquisar sobre elas ! Agora vou tomar muito mais cuidado isso ! Estou apavorada !!

  5. Nossa , estou apavorada !! Ja tomava cuidado agora vou tomar o Triplo de cuidado !!!

  6. Erika Lima

    Como ele não percebeu um bicho desses entrar no nariz dele e fazer todo esse estrago que nojo…depois dessa vou dormir de olho aberto!!

  7. Essa Poha de Mosca é perigosa mesmo né!

  8. Quando criança, uma varejeira posou em meu braço e eu fique esperando e ela soltou mesmo um bichinho, parecido com esses bichinhos de goiaba, dei-lhe uma só, sumiu.

  9. oi naõ concegui minha resposta queria saber se quando emgerida as larvas da mosca.quais seriam os problemas no corpo humano

  10. Lucas Martins

    parabés a todos que fazem este site ,que aborda assuntos tão dinamicos e de Ultilidade Púbrica …

  11. debora rebouças

    parabens pela reportagem a realidade esta bem pertinho da gente.

  12. CRUZIS,,,EU VI ESSE BICHO COMENDO UM GATO MORTO HOJE,,DAI EU QUIZ PESQUISAR PARA SABER SOBRE ELES,,AGORA TO ENCOMODADO

  13. Tivemos um caso desses no hospital……é terrivel mas verdade.

  14. Muitos pensam que é um inseto inofensivo…aiai…eu também pensava assim…a ingenuidade das pessoas faz elas ficarem um tanto despreocupadas com uma coisa tão perigosas quanto essas moscas malditas…kkk…que ódio que eu tenho delas!!!

  15. CREDO NOJOO!!!!!!!!!

  16. se uma mosca ou mosquito sentar em minha cama travesseiro etc.. devo me preocupar .. vlww abrss( A mosca-doméstica carrega nas patas agentes transmissores de doenças)

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.523 outros seguidores

