15 Curiosidades sobre o Uruguai

Mesmo sendo nosso vizinho, os brasileiros pouco sabem sobre o Uruguai. Tive a oportunidade de viajar duas vezes para lá, e em ambas as oportunidades tive boas surpresas. O pais é muito bonito e o povo muito bacana. Seguem algumas curiosidades curiosas:

1. O Uruguai se chama oficialmente República Oriental do Uruguai. É um país localizado na parte sudeste da América do Sul cuja capital é Montevidéu.

2. Montevidéu, fundada pelos espanhóis como uma fortaleza militar, tirou vantagem de seu porto natural e tornou-se um importante centro comercial.

3. A praia de Pocitos, a mais próxima do centro, é uma das mais populares das que encontram-se ao longo da costa da cidade.

4. A cidade de Trinte e Três, capital do estado de mesmo nome, encontra-se assentada no vale do rio Olimar. A região destaca-se por alojar os encantos naturais mais impressionantes do Uruguai, como a Quebrada dos Corvos, excelente lugar para a observação de aves ou o Arroio Yerbal Chico.

5. A ilha Gorriti frente a Punta del Leste foi declarada Parque Municipal, já que possui os restos das peças de artilharia militar e as construcões que protegem a ilha de possíveis invasões.

6. Apesar da geografia dominante serem os prados (80% do território nacional), a paisagem é muito diversificada. Contabilizam cerca de 2.500 espécies de plantas e umas 224 de árvores e arbustos, mais de 100 mamíferos, 400 aves, 60 répteis e cerca de 400 espécies de peixes.

7. Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, o Uruguai é o segundo país mais seguro das Américas.

8. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante.

9. A criação de gado é a principal atividade agropecuária da nação e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40% em exportações anuais de carne, lã e peles.

10. A Constituição da República garante a liberdade de cultos existindo, no país, a prática de diversas religiões. Mas a religião católica, presente em todo seu território, continua predominando entre os uruguaios.

11. Em novembro de 2007 se tornou o primeiro país latino-americano e o segundo de todas as Américas (depois do Canadá) a reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo em nível nacional.

12. O candombe é um ritmo característico do País. É tocado com três tambores feitos de madeira, com pele de animal na sua boca superior.

13. A murga é um fenômeno típico que acontece no Carnaval de Montevidéu. Trata-se de um conjunto de pessoas que se reúnem para cantar e ensaiar para competições no Carnaval. Consiste em zombar e criticar os modelos de governo e na caracterização de personagens públicos de maior destaque ao longo do ano.

14. Entre os pratos mais típicos encontram-se a buseca, uma condimentada sopa da cauda de bois com ervilhas e feijão, o chivito a base de lombo de vaca, queijo, tomate, alface e ovos firmes.

15. O vinho da uva Tannat é hoje a maior preciosidade uruguaia. Além de ser um vinho de primeira qualidade é também recomendado pelos cardiologistas como remédio para baixar o colesterol devido ao alto teor de antioxidantes.

Fonte: http://pt.shvoong.com
About these ads

Posted on 16/12/2011, in Curiosidades, Uruguai and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe o seu comentário.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.524 outros seguidores

%d bloggers like this: