Minas de Wanda

Está aí um atrativo muito pouco conhecido da Tríplice Fronteira. As Minas de Wanda ficam bem pertinho de Puerto Iguazú, a mais ou menos 45 km de Foz do Iguaçu. É um caminho bem bacana, ao ar livre, por uma trilha de jazídas de pedras preciosas e semi-preciosas. Acabamos conhecendo Wanda por acaso, quando eu e meu amigo Rafael resolvemos ultrapassar um pouco mais a fronteira Aragentina adentro. Também encontramos um Grupo Scout em Wanda e fomos muito bem recepcionados pelo pessoal. O Grupo Scout Imaculada Concepcíon fica num container.

Na visita as minas os próprios moradores servem como guias para companhar os turístas. Els explicam a origem das jazidas no decorrer das 4 horas de visita.

As jazidas surgiram com o derrame de lava vulcânica há milhares de anos. A lava fervente gerou bolas de ar nas rochas, que se cristalizaram gerando as variedades conforme a composição de dióxidos e silícios. Hoje, de longe, parece um rochedo típico da região, mas o coração do basalto irradia cores e energia.

São cinco minas que ofuscam aos olhos dos turistas, que fazem a visita a pé. Lá é possível encontrar esmeraldas, rubis, ametistas, ágatas, topázios (amarelo, azul, marrom), cristais de rocha rosada, cristal de Vênus, água-amarinha, entre outras espécies. O conjunto tem nada menos que 52 variedades.

Os visitantes também podem acompanhar de perto a extração a céu aberto e em cavernas. Em alguns casos o trabalho leva mais de um ano, pois o manuseio artesanal requer muito cuidado, devido à fragilidade dos tesouros (não podem ser cavadas com explosivos). Os exploradores têm receio de prejudicar as bordas das pedras.

Além do brilho das pedras, o circuito turístico oferece a possibilidade de acompanhar a lapidação das pedras. Uma coleção das espécies locais está exposta no Museu de Pedras. O parque abriga lojas especializadas onde se pode comprar amostras brutas ou trabalhadas.

Os guias do passeio dizem que conhecer as minas ajuda a renovar as forças com a energia positiva emanada. Isso porque o ambiente é cercado de fontes naturais. Está à margem do Rio Paraná, não muito distante das Cataratas do Iguçu.

DSC00103

Eu e Rafael com integrantes do Grupo Scout Imaculada Concepcíon.

Parte do texto foi extraído do site: h2foz.com.br

Anúncios

Posted on 22/12/2003, in Argentina, Viagens and tagged , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. Mariana de Souza Carvalho

    Oi Vitor. Apesar de já ter sido postado há 7 anos..vc poderia me dar informações a respeito dessa visita a mina? Queria saber se paga, se precisa agendar a visita. Procurei por contato deles na net mas não achei. Achei sim foram agências de turismo fazendo o passeio…mas eu preferia ir por conta própria (menos $$$$!!!!)
    Obrigada

    • vitortrotamundo

      Olá Mariana,
      Ir para as Minhas de Wanda é bem tranquilo. Tem ônibus frequentes saíndo de Foz do Iguaçu.
      Quando eu fui eu fui bem na louca e deu tudo certo.
      É um passeio que vale a pena! Tudo bem em conta…
      Espero ter ajudado!

      Abraços,

  2. christiana heusi

    Olá Vitor.

    Também gostaria de fazer umas perguntas: Este ônibus que vai de Foz do Iguaçú para lá,

    sai de onde? Como conseguir este informação?

    E você acha aconselhável ir sozinha, pois estaria desacompanhada para fazer este

    passeio. Meu marido falou que é muito sertão e seria inadequado ir sozinha. Será?

    Você visitou as minas por dentro? Vale a pena? Corre algum risco?

    Obrigada
    Christiana

    • vitortrotamundo

      Olá Christina,
      Não me recordo bem ao certo de onde sai o ônibus, mas se não me falha a memória o ônibus saí de Puerto Iguazú, já na Argentina. Vale dar uma conferida também na rodoviária de Foz.

      Não vejo problemas em fazer o passeio sozinha, é aparentemente bem tranquilo, mas de qualquer forma seu marido tem razão quando diz ser meio “sertão”.

      As minas são bem simples, não chegando a ser profundas. O passeio é bacana, mas não vá esperando muito. 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: