Tiahuanaco – Bolívia

Monolitos de Tiahuanacu.
Entre as ruínas.

Tiwanaku ou Tiahuanaco se localiza a 70 km de La Paz na Bolívia, a uma altura de 3845 metros acima do nível do mar. Chega-se a Tiahuanaco a partir La Paz em micro ônibus, através de qualquer agência de turismo de La Paz, em apenas uma hora e meia de viagem.

Tiwanaku é considerada como a cultura mais importante do período pré-colombiano no turismo boliviano. Geograficamente se expandiu até as costas do Pacífico, sul do Peru, norte da Argentina e provavelmente as terras baixas orientais. O nome original era Tapy K’ala (Povo da Pedra Central). O nome de Tiwanaku (lugar dos animais) foi dados pelos incas quando chegaram a região e o povo a qual pertencia esta cultura extinta passou a ser chamado de tiahuanakotas ou simplesmente tiahuanaco, como hoje é conhecido.

O Lago Titikaka ficou alagado no período de 1180dC a 1205dC. Esta cheia se deu devido a alta temperatura que derreteu as neves das montanhas e principalmente pela grande quantidade de chuvas que caiu na região. O piso atual de Tiwanaku está com 3 metros de depósito do Lago Titikaka.

Com a decadência dos tiwanakotas surgiram os mollos, lupakas, aymaras e outras culturas. Assim, pode-se dizer que os tiwanakotas foram os avós dos incas.

Anúncios

Posted on 13/01/2004, in Bolívia, Viagens and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: