The Manchester United

Manchester United FC (geralmente abreviado para Man United, Man Utd ou apenas Man U, pronunciado man-iú) é um clube de futebolinglês sediado em Old Trafford na Região Metropolitana de Manchester.

O maior e mais popular clube inglês, e tido atualmente como o clube mais rico do mundo, segundo a Forbes[1], validado em 1,5 bilhoes de dolares.O Manchester United foi fundado como Newton Heath LYR F.C. em 1878, como o time dos operários do depósito da Cia. Ferrovia de Lancashire e Yorkshire em Newton Heath, se tornando Manchester United em 26 de Abril de 1902.

Tradicionalmente um dos maiores clubes do mundo e tido como o que mais torcedores tem na Inglaterra, além de ter torcedores espalhados por vários países, o Manchester United, alcançou o título de maior clube inglês do século segundo a FIFA[2]. Comandado por Sir Alex Ferguson o Manchester alcançou um grau de dominação em competições domésticas nos anos 1990 não vista desde o grande time do Liverpool FC em meados dos anos 1970 e começo dos 80. Isso culminou em 2003, com o clube ganhando 8 títulos dos 11 disputados na história da Premier League

Seu estádio, Old Trafford (apelidado de “Teatro dos Sonhos”, por Bobby Charlton) é o segundo maior da Inglaterra. Após as obras de modernização, o estádio teve sua capacidade aumentada para 76.000 espectadores. Famoso pela sua média de público de 75, 76 mil torcedores por jogo (a maior do mundo), o Manchester praticamente não vende bilhetes para os jogos em Old Trafford sendo estes comprados basicamente no inicio da temporada pelos sócios mais antigos. Existem filas de 4 anos de sócios só para poderem adquirir um season ticket (ingresso válido para uma temporada inteira), que pode rondar a quantia de 2000 euros.

A um patamar local, o Manchester City é o grande rival do United na cidade e juntos fazem o clássico City x United. Entretanto, uma rivalidade mais intensa é nutrida contra o Liverpool, sendo a recíproca também verdadeira (em geral, os torcedores do Liverpool odeiam mais ao United do que o rival citadino, o Everton.

Segundo o Instituto Roy Morgan, em pesquisa divulgada em Agosto de 2004, o Manchester United, comprovando a sua fama, teria a maior torcida da Inglaterra com 4.600.000 torcedores . E cerca de 50.000.000 de torcedores por todo mundo (maior do mundo)
Em 2004, o Manchester United se qualificou para a fase de grupo da Copa dos Campeões pela nona vez consecutiva, quebrando um recorde mantido pelo Rosenborg da Noruega. O Manchester United claramente não tem conseguido transferir sua dominação doméstica para as competições Européias; Mas assim mesmo é um grande clube europeu com dois títulos da Liga dos Campeões da UEFA, e o unico time inglês a conquistar um Campeonato Mundial de Clubes.
O primeiro titulo da Liga dos Campeões da UEFA ocorreu, em 1968, no estádio de Wembley, em Londres, onde o Manchester, de Bobby Charlton e George Best, venceu o todo poderoso Benfica de Eusébio por 4 a 1 no prolongamento.

Na temporada de 98/99, o Manchester United conseguiu uma façanha jamais vista em terras inglesas, vencendo a tríplice coroa (campeão inglês, campeão da Copa da Inglaterra e campeão da Liga dos Campeões da Europa), o maior título que se pode conquistar no futebol europeu. O bicampeonato da Copa dos Campeões foi conquistado em maio de 1999, no estádio Camp Nou, em Barcelona, naquela que foi considerada uma das mais emocionantes partidas da história do futebol. Perdendo para o Bayern de Munique (ALE) até os 46 minutos do segundo tempo, o Manchester United conseguiu uma virada inacreditável, marcando dois gols em um minuto e meio. Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjær assinalaram os gols da vitória que trouxe de volta a taça européia ao Old Trafford depois de 30 anos. Esta partida marcou também a despedida do brilhante goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, “The Great Dane”, que defendeu a meta do Manchester durante nove anos até se transferir para o Sporting Lisboa.

O Manchester United conseguiu, no ano de 1999, a glória de ter sido campeão mundial de clubes ao vencer o Palmeiras, de Marcos, Paulo Nunes, Zinho e Alex, entre outros. O jogo teve palco em Tóquio, no Japão. Os ingleses venceram por 1 x 0 (gol de Roy Keane) e, portanto, estiveram aptos a comemorar um título de escalão mundial.

Em adição, é o maior vencedor da FA Cup e um dos clubes com mais torcedores no mundo, que alcança todos os continentes, mesmo a Ásia.

Retirado do Wikipedia

Anúncios

Posted on 10/08/2007, in Afins, Inglaterra and tagged , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. fuck man utd, liverpool is the best!
    18 leagues, 5 euros!
    who the fuck r man utd?????

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: