Llama, Guanaco ou Alpaca?

Como existe muita confusão sobre este assunto resolvi fazer um trabalho árduo de pesquisa (tá bom, nem foi tão árduo assim… na verdade tudo ficou mais fácil depois da invenção da Wikipédia) e esclarecer quem é quem neste história toda.

Antes de explicar, cabe alertar que estes animais são ferozes! Eles tem um método bastante interessante de defesa: uma catarrada! Caso sintam-se ameaçados, ou simplesmente não tenham ido com a sua cara eles cospem… Geralmente são bons de mira! Portanto, todo cuidado é pouco!

Lhama ou lama(Llama glama), da palavra quíchua llama, é um mamíferoruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Llama. Este animal tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de , carne e couro. A lhama é relacionada com o guanaco, vicunha e alpaca. Foi domesticado pelo povo inca.

As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém podem se irritar facilmente, assim foi considerado o oitavo animal mais irritável do mundo, segundo o canal Animal Planet.

A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 m a 2,40 m contando com a cauda 75cm.

O guanaco assim como a lhama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos. Entretanto este animal tem pelagem mais curta, pode passar quatro dias sem água e vive em grandes alturas, próximas aos 4.000 metros. Por isso vive na América do Sul. Principalmente vive no Perú.

A alpaca é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com o Lhama. A alpaca é um animal principalmente do norte argentino, da família dos camelídeos. É menor que o Lhama tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da lã. O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade ou como método de defesa. Mas ela é muito docil.Um dos mais conhecidos fazendeiros deste ramo seria Albert Einstein.

Anúncios

Posted on 11/03/2009, in Curiosidades and tagged . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. kk
    faltou vc falar da vicunha!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: