Lendas Incas: O Lago Titicaca

Passar alguns dias junto aos povos e regiões andinas certamente nos faz acreditar que se está pisando numa terra repleta de histórias, mitos e lendas. Umas das lendas oriundas do povo inca, se refere ao Lago Titicaca.

Conta-se que a muito tempo atrás a região do Titicaca era um vale bastante fértil, habitado por homens que viviam felizes e tranquilos. Nada lhes faltava, a terra era muito rica, fértil e os presenteava com tudo do que necessitavam. Nesta terra não se conhecia nem a morte, nem o ódio, nem a ambição. Os Apus, que eram os deuses das montanhas, protegiam a todos. Os Apus impuseram apenas uma proibição: nada, nem ninguém deveria subir nas montanhas, onde estava acesso o “fogo sagrado”.

Durante muito tempo não passava pela cabeça dos homens  desrespeitar esta simples regra. Mas o demônio, espírito maligno, condenado a viver na repleta escuridão, não suportava ver a felicidade e tranquilidade com as quais os homens viviam no vale. Coberto de inveja ele começou a semear a discórdia, pedindo a eles que provassem sua coragem e fossem buscar o “fogo sagrado” nas montanhas.

Então, num belo dia pela manhã, os homens iniciaram sua escalada nas montanhas, mas no meio do caminho foram surpreendidos pelos Apus. Estes entenderam que os homens haviam desobedecido sua única regra e que deveriam ser exterminados. Milhares de pumas saíram das cavernas e devoraram os homens enquanto estes suplicavam ao demônio por sua ajuda, enquanto este permaneceu insensível as suas súplicas.

Vendo isto, Inti, o deus do sol, começou a chorar. Suas lágrimas eram tão abundantes que em quarenta dias inundou todo o vale. Somente um homem e uma mulher conseguiram se salvar, sobre uma barca de junco.

Quando o sol brilhou novamente, o homem e a mulher não conseguiam acreditar no que seus olhos viam: abaixo do céu azul estava um lago imenso e límpido. No meio de suas águas flutuavam os pumas, afogados e transformados em estátuas de pedra.

Chamaram então o lago Titicaca de “o lago dos pumas de pedra”.

intiInti, o deus do sol.

Anúncios

Posted on 18/07/2009, in Bolívia, Curiosidades, Perú and tagged , , . Bookmark the permalink. 8 comentários.

  1. porra e´muita coisa vou conseguir nao

  2. iandarabatista de jesus

    muito legal gostei nao gostei nao amei

  3. a lenda inca me fassina

  4. rachel o. b

    loucura facinante de + goste irado vei caramba doido

  5. que cherado!!

  6. Incrível como se associa a historia do Gênesis a história de Adão e Eva ouvindo o diabo para provar que era “corajosos” e mais a frente a história de Noé que o povo foi todo exterminado por “Deus” – muito interessante uma cultura tão isolada ter uma história tão parecida assim com as outras culturas. Excelente texto.

  7. MT bom, curti muito….!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: