Morro do Canal

Depois de algum tempo afastado das montanhas, em especial da escalada em rocha, tive a oportunidade de passar um belo domingo de sol, junto a ótimos amigos no Morro do Canal. O local tem um fácil acesso e localiza-se no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, próximo aos mananciais.

O lugar é bem tranquilo e teve um upgrade em sua estrutura nos últimos anos, contando com lanchonete, estacionamento e alojamento na chácara do seu Zézinho A SEMA/IAP também tem feito um trabalho de cadastramento dos visitantes. Começei a frequentar o Morro do Canal a uns 12 anos atrás, quando eu e mais alguns amigos íamos de bicicleta. Na época não sabíamos nem o nome do morro, embora os moradores locais chamasem de “Morro do Melância”. Éramos bem loucos na época, pois saíamos sedo de Curitiba com nossas bicicletas, chegávamos no local, subíamos a trilha, escalávamos algumas vias, acampávamos no cume e no dia seguinta ainda tínhamos fôlego para voltar pedalando até em casa. Os tempos eram bons…

O local oferece algumas boas vias de escalada, com graduação em sua maioria de 6º grau. Para quem não reconhece, essa na foto é a minha namorada, a Ariadne, que têm evoluído a cada ida pra montanha.

Detalhe de uma das proteções. A foto foi tirada pela minha amiga Larissa Tanaka, que na verdade é responsável por todas as ótimas  fotos deste post.

Galera

Eu, Ari, Pipo e Lari embaixo da Via Pirilampo. O dia estava bastante movimentado, quase não conseguimos lugar para estacionar o carro na chácara. A mesma regra se aplicou as vias, que também estavam ocupadas. O dia de sol fez a galera se animar para passar o dia na montanha.

Guiando a via Pirilampo (5º+). Fazia tempo que não escalava, mas acabei me surpreendendopositivamente  com minha forma. Viazinha boa, com boas proteções. O dia estava ensolarado, mas o vento não nos deu muita trégua.

Pirilampo encadernada! Do lado esquerdo da via Pirilampo tenho uma via conquistada com meu primo Rafael. A via chama-se “Vento Ventania”, uma alusão ao vendaval que pegamos no dia da conquista. Infelizmente uma das lacas que era utilizada na saída da via acabou se quebrando, aumentando assim a graduação do lance desída, que hoje deve estar algo em torno de 8b ou c. A via como um todo deve ter graduação de 7a.

Larissa subindo de segunda. Com um certo esforço mandou bem na via!

Pipo mandando ver em uma das aderências.

Morro do Vigia, nosso próximo desafio. A idéia é conhecer melhor este morro, que fica próximo ao Morro do Canal. Buscar vias de escalada e verificar a possibilidade de abertura de novas vias também está no esquema. Semana que vem, se tudo der certo estaremos lá!

Anúncios

Posted on 18/08/2009, in Escalada and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: