Torre Amarela do Vigia

O destino: Torre Amarela do Viagia.

Os belos monolitos da Torre Amarela. Montanhista que se preze faz a mente viajar com as possibilidades que o visual apresenta.

Lua destacada no infinito azul.

O Morro do Canal visto da Torre Amarela do Viagia! Quanta pedra!

No cume!

A maravilhosa Serra do Mar Paranaense.

Desde as primeiras vezes em que estive no Morro do Canal tinha interesse em conhecer a Torre Amarela, que é uma montanha bem peculiar que encontra-se logo a frente. A montanha chama a atenção devido ao seu belo conjunto de monolitos, parecidos com torres, que a distãncia apresentam belas fendas e fissuras. Há duas semanas atrás estivemos no Morro do Canal, para dar uma “dessenferrujada” e escalar um poquinho e acabamos definindo como “próxima missão” uma visitnha a Torre Amarela, a fim de ver se por aquelas bandas rolam algumas vias de escalada e, caso não existindo, a possibilidade de conquistarmos algumas rotas.

Eu, Pipo, Ariadne e Guigo chegamos tarde no Sítio Rocha, ponto de partida para caminhadas, tanto para o Canal, quanto para a Torre Amarela e Vigia. O caminho para a Torre Amarela é tranquilo, e chama a atenção a quantidade de blocos, gretas e mocós durante o percurso. Alguns buracos são bem profundos e é possível escutar a água corrente no meio da escuridão. A grande vantagem da trilha é que a maior parte dela é coberta pela sombra, permitindo uma caminhada fresca, especialmente num dia de calor, como o que enfrentamos.

O cume é bastante bonito e permite uma visão privilegiada do vizinho Morro do Canal, da cidade de Curitiba, Paranaguá, Antoninia e da represa de Caiguava, em Piraquara. Na região do cume procuramos por possibilidades de vias. Encontramos algumas fendas e chaminés, mas a grande maioria muito suja, cheia de limo e musgo. Também próximo ao cume encontramos uma viazinha, mas nem nos demos ao trabalho de tirar o equipo as mochilas (desta vez levamos nosso equipamento só para “passear”). Iniciamos a descida no final da tarde e o retorno foi bem tranquilo. Chegando no sítio aproveitamos e bebemos uma béra para refrescar (patricinada pelo Guigo), pois afinal ninguém é de ferro! 😉

Apesar de tudo já temos no script a abertura de uma aderência no Canal e uma pequena expedição até um bloco isolado, mais para o lado esquerdo, onde tenho uma via inacabada.

Boas escaladas!!

Anúncios

Posted on 01/09/2009, in Escalada, Vídeos and tagged , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Vitor que linda as fotos do MOrro!
    Show de bola!!

    bjs

  2. Que visual bonito!
    Deve ser uma trilha muito boa de se fazer.
    Um abraço.

  3. Olá,
    Eu estava escalando no morro do canal, no final de 2012, e vimos alguns escaladores no Vigia.
    Vocês chegaram concretizar alguma conquista lá? Sabe de alguma via (exceto aquelas chapeletas no cume da torre amarela)?

    Boas escaladas.

    Att,
    Josman.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: