A Expedição Kon-Tiki
Como vocês bem sabem volta e meia eu escrevo a história de algum maluco, que em alguma época ou lugar do mundo fez alguma coisa interessante. Essa semana, não sei bem por que cargas da água, me veio a mente um livro que eu lí a uns 2 anos atrás ,que tratava da ousada teoria de que as ilhas da Polinésia haviam sido povoadas por povos da América do Sul. Por curiosidade tratei de procurar na internet fotos da famosa “Expedição Kon-Tiki” e me deparei com algumas bem interessantes, que inclusive fazem parte deste post.
A tal “Expedição Kon-Tiki” é fruto de um Sr. norueguês chamado Thor Heyerdahl (1914-2022), antropólogo. Thor era formado em biologia e geografia pela Universidade de Oslo. Em 1937, com uma ajudinha financeira ele foi pesquisar um pouco da vida selvagem das Ilhas Marquesas, mas seus interesses e curiosidades o fizeram querer saber como as Ilhas Marquesas e a Polinésia haviam sido povoadas. Através de sua observação ele percebeu que o vento e as correntes oceânicas fluíam de leste para oeste, e levando em consideração algumas similaridades culturais, ele propôs que as ilhas da Polinésia haviam sido povoadas pela América do Sul.
Tal alegação agitou a comunidade científica da época, que logicamente considerara absurda tal teoria visto que até então pesquisas haviam apontado que os polinésios eram originários da Indonésia e que não haviam evidência que os sul- americanos tivessem barcos capazes de cruzar o Oceano Pacífico entre a América do Sul e as ilhas da Polinésia.
Para provar sua teoria, Thor projetou e construiu uma répilca, em tamanho real, de balsa indígena, e para isto ele utilizou os mesmos materiais e técnicas pré-colombianas. A madeira utilizada foi o “Pau de Balsa”, que ele conseguiu das selvas do Equador. Todo o material conseguido foi transportado para os estaleiros do porto de Callao. Para a construção ele recebeu o apoio da marinha peruana, sob ordem do próprio presidente do Perú.
A balsa foi batizada de “Kon-Tiki” e em abril de 1947 Thor e mais cinco tripulantes zarparam de Callao cruzando 8.000 km de mar que separam a América do Sul da Polinésia e depois de 101 dias eles chegaram ao atol de Raroia, no arquipélago das Ilhas Tuamotu. Com esta façanha ele provou que os antigos americanos pordiam sim ter desenvlvido habilidades muito avançadas de navegação.
Toda esta fabulosa epopéia náutica foi relatada no livro “A Expedição Kon-Tiki”. O livro é velhinho (1987), mas foi publicado em mais de 60 países e foi vendido aproximadamente 25.000 de cópias. Vale a pena ler, caso encontre em algum sebo antigo.
Posted on 07/10/2009, in Curiosidades, Livros Interessantes and tagged Curiosidades, Livros Interessantes. Bookmark the permalink. 8 comentários.
discordo da alcunha de maluco e da data,ví pela primeira vez o nome do livro como anuncio na capa de um livro de monteiro lobato,em 1967,mestre.
Li esse livro nos anos 80. É muito bom e instigante. Gostaria de achar o danado novamente, mas é difícil.
eu tenho se quiser te mando senratattoo@hotmail.com abraço
Eu tenho este livro em casa e ele é datado de 1950,a versão que tenho é em inglês,tem a capa dura em azul marinho e nela uma figura que me parece uma máscara tribal suponho…Caso te interesse entre e contato comigo.
jÁ LI ESTE EXCELNTE LIVRO E … VOU RELÊ-LO N/MES NOVAMNTE. MUITO BOM.
Achei esse livro na biblioteca de minha mãe, sendo a 7º edição brasileira, pela Editora Melhoramentos em fevereiro 1959.Mas a primeira edição no Brasil foi em maio de 1951.
Thor também construiu um barco de papiro e, na segunda tentativa, conseguiu atravessar o Atlântico. Ele deveria ter mais reconhecimento e seus feitos extraordinários, divulgados no meio estudantil…
Alguém sabe onde posso baixar o livro, vi o filme mas acredito que é bem melhor ler o livro.