Inca Kola – Eu Bebi!

Inca_kola_bottle_and_glassEssa bebidinha cor amarela urina é o refrigerante mais popular do Parú! Tive o desgosto de bebericá-lo em algumas oportunidades. A história é que por décadas a Inka Kola (ou Golden Kola) foi mais poderosa que a própria Coca-Cola, tanto que fez a imponente Coca-Cola Company se ver forçada a comprar 60% da marca e oferecer em seu catálogo mais esse produto. De qualquer forma ainda é o refrigerante mais vendido de todo o território peruano, tendo 31% da preferência, contra 26% da Coca-Cola.

Em resumo, a Inka Kola pode ser vista a kilômetros pela sua cor amarela. Parace suco de canetinha marca-texto. O cheiro lembra chicletinho e o sabor, bem o sabor talvez eu não consiga traduzir em palavras, mas é algo como inesquecível (realmente, quando você toma vai lembrar pelo resto da vida que não deve colocar aquilo de novo em sua goela).

Venda de refrigerantes no mercado peruano:

Inca Kola : 31%

Coca Cola : 26%

Kola Real: 17%

Pepsi : 8%

Sprite: 4%

Outros  : 14%

Ainda sou mais a tradicional e preferida Fanta Laranja, acompanhada pela combinação de limão e gelo.

Para quem quiser, segue a propaganda da bagaça para diversão geral:

Posted on 23/10/2009, in Curiosidades, Perú and tagged , . Bookmark the permalink. 12 comentários.

  1. Pior é que é verdade, essa coisa é tão ruim quanto parece.

  2. Uma vez, um amigo peruano levou essa bebida para uma festa e eu experimentei um gole, mas confesso que me pareceu meio estranha. Pode ser questão de costume.
    Abraços e bom final de semana!

  3. Ridículos….
    Eu gostei e muito do sabor…. Mas para apreciar isso é necessario ter a mente e o coraçao aberto a outros sabores e culturas, principalmente. Quando saímos do nosso país para conhecer outros, devemos deixar nossas opiniões de lado e mergulhar na cultura alheiam, sem julgamentos. Só assim aproveitaremos cada detalhe como sendo único.

  4. vitortrotamundo

    Pois é apenas uma questão de gosto mesmo… Mente e coração abertos para provar coisas e conhecer costumes eu tenho. Mergulhei na “cultura alheia” e provei o referido refrigerante! Em contrapartida posso manifestar minha impressão com relação a determinadas coisas e, para isto, uso este blog. No caso da Inka Kola eu reafirmo: bebi e não beberia de novo!

    Grande abraço!!!

    • So pra você fazer uma ideia.. Brasil consume y gosta do das coisas que produze la. intã e alguma coisa tipo, nativo moderno, que não aceita os sabores ou costumes estrangeiras, ainda pior, criar um blog pra falar mal de algo que e reconhecido mundialmente, eu gosto e compro aqui no Miami donde eu moro, mais eu so Polaco (Polónia) e morei no brasil 4 anos, conheci Perú, e deixa me falar.. Brasil… não tem 10% do potencial gastronômico e cultural que tem aquele pais pequeno e economicamente baixo.

  5. Que você teve “o desgosto de bebericá-lo”, tudo bem. Não entedi porque “em algumas oportunidades”.
    O mais legal disso tudo é que na Amazon tem pra vender a $5,50 a embalagem de 2 litros. Hehehe

  6. vitortrotamundo

    Jessé,
    Na verdade sempre que estive pelas bandas do Perú dei uma “segunda chance” para esta bebida. Se duvidar experimento de novo…hehehe

  7. SpeedRacer

    Nada ver o comentário, porque afinal GOSTO NÃO SE DISCUTE. Ningúem é lider por acaso. Na minha opinião a Inka Cola é um refrigerante muito saboroso assim como Guarapan e Mate Couro. E o sabor é parecido com Tutti Frutti.

  8. INKA KOLA E MARA!

  9. Luis Nava de Mello

    Que triste, encontrar este blog , com comentarios sobre culturas alheias, tão futil e imaduro, sem duvida tinha que ter sido feito o comentario por um brasilheiro, não é a toa que la fora riem da gente!!!!. Em estas horas sinto vergonha de ser brasileiro!!!.
    Eu morei no Perú 5 anos e devo de falar que a Inka Kola não somente e boa, é muito boa!!, y quando algúm coterraneo viage lá fora por amor de deus!!! do mesmo jeito que tem a coragem para fazer esta bosta de blog, tenha a coragem de antes de opinar sobre alguma coisa, experimentar bem mais do que uma vez só .
    Particularmente eu não conheço extranjero nehum no Perú e que tenha experimentado este refrigerante mais de uma vez que não goste!!! , ou em tudo caso comentarios tão pouco serios!!!.
    Para dar um pouco de informação a toda esa gambada de imbecíz!!!!, a Inka Kola, não somente é lider de venda no Perú, também na Bolívia, regiões onde esta presente no Equador e no Chile e nos Estados Unidos onde é conhecida como Golden Kola ja varios é reconhecida e premiada como a melhor refrigerante extranjera, a mesma coisa em varios lugares da Europa

    Mais outra coisa para esclarecer a turma toda!!!!.
    A Coca Cola Company, numca foi forzada a comprar nehuma, participaçaõ de Grupo Linley, que é a fabricante exclusiva da InKa Kola havia mais de 70 anos, eles compraram os direitos de distribuição por 20 anos a nível internacional renovaveis, apartir de Nov de 1997, em um desembolso que significou para a Coca Cola Company de 550 milhoes de dolares.

    • vitortrotamundo

      Ainda bem que gosto não se discute, né Luis?😉
      No mais, o fato de eu achar este refrigerente horrível não significa necessariamente que não respeite a cultura alheia. #ficadica

  10. Eu também não gostei do refrigerante, extremamente doce e artificial… E agora que a Coca cola foi demitida da Bolívia, como fica a inca kola por lá?

Deixe uma Resposta

