Massacre de Golfinhos em Taiji

massacre

"Banho de Sangue" em Taiji

Não há quem não se comova com alguns atos que refletem a “racionalidade” do ser humano. Um dos atos de agressão a natureza, que chama bastante a atenção, é o massacre de golfinhos. Existem casos de massacres de focas no Canadá, de golfinhos e pequenas baleias na Dinamarca e, talvez o mais famoso de todos, o massacre de golfinhos na Ilha de Taiji, no Japão.

O massacre de Taiji acontece anualmente, entre os meses de setembro e março, e é uma carnificina de enormes proporções, um verdadeiro “banho de sangue”. Os golfinhos chegam até a Ilha de Taiji atrás da abundância de peixes. Os pescadores então empurram os golfinhos até uma pequena baia e bloqueiam sua saída. Comerciantes locais selecionam alguns animais, que serão vendidos por milhares de dólares a aquários do Japão, China, Coréia do Sul, Irã e Dubai. Os golfinhos que sobram são levados a uma enseada escondida e mortos com arpões pela sua carne. Durante a temporada de seis meses são mortos cerca de 2 mil golfinhos e sua carne é vendida a supermercados locais a cerca de R$ 500. Os pescadores e parte da população defende este ato, dizendo e tratar de uma questão cultural, costume enraizado há muito tempo. A polícia local impede o acesso público a enseada.

Logicamente que o massacre não é bem visto pela mídia internacional e por grupos de proteção aos animais, que sempre se fazem presentes para protestar. Em 2005 uma dupla, o ativista Richard O´Barry e o fotógrafo Louie Psihoyos, resolveu expor o segredo de Fiji ao mundo criando o documentário “The Cove” (A Enseada), um filme de eco-espionagem que ganhou o Prêmio da Audiência do Sundance Festival – o maior festival de cinema independente dos EUA.

Trailler do filme “The Cove”

Conheça o site Save Japan Dolphins

Anúncios

Posted on 15/11/2009, in Meio Ambiente and tagged . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Isso que fazem com os golfinhos não é nada certo pois eles tem vida assim como nós.Para quem ver isso é bastante chocante pois animais como esse podem ser bem tratados em lugares visitados por turistas.Não concordo com essa ação que pra mim será sempre “ILEGAL”

    Minha nota para Vocês é 0 ….
    Como pode monstros como vocês fazer um mal tão grande com a animais como esses.

  2. É uma cultura!!!! uma tradição!! mas nossas vidas, estão sempre mudando, porque não mudar uma tradição, que faz tão mau a todos, e principalmente a umas criaturas tão doce e em um lugar tão lindo que Deus nos deu!!!

  1. Pingback: The Cove « Vitortrotamundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: