Como Evitar Batedores de Carteira

É comum circularmos por lugares agitados e cheios de gente, e não me refiro somente a viagens, mas porque vivemos em meio a um planeta lotado de pessoas por todos os lados. Metrôs, praças, ônibus, locais turísticos, feiras, são locais estratégicos para uma escória de vagabundos e desocupados querendo somente uma coisa: roubar o seu dinheiro. Não pense que “bater carteira” é hobby somente de latinoamericanos, pois na Europa este tipo de coisa também acontece, e muito.

Tive o privilégio (se é que posso usar esta palavra), de circular por alguns países bastante complicados, onde turístas e mochileiros são alvos desses vagabundos. Em certa ocasião estive na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Tínhamos acabado de chegar de uma extenuante viagem pelo Trem da Morte e estávamos mortos de cansaço e de fome. Fomos logo em busca de um hotel, onde pudemos tomar um banho e deixar nossas mochilas. De banho tomado e mais relaxados, saímos pelas ruas da cidade em busca de um restaurante para fazer uma refeição digna. Encontramos um restaurante, com boa aparência e preço atrativo e logo nos acomodamos. Estávamos em 6 pessoas. Nos servimos e sentamos na mesa. Minha amiga, ao se sentar na mesa, colocou sua mochila na cadeira ao seu lado e na frente dela estava sentado eu e mais duas pessoas. Na hora de pagarmos a conta ela percebeu o sumiço de sua mochila, onde estava boa parte do dinheiro e seu passaporte. Pânico e correria! A coisa foi muito rápida e não houve tempo de reação. Desnecessário falar o perrengue que ela passou com a perda de seu passaporte, ainda mais em se tratando de um país super “organizado” como é a Bolívia. Fim de viagem! Na verdade esta história é somente para ilustrar que não dá para “marcar bobeira”.

Bem, existem algumas maneiras de evitar que suas férias ou sua trip sejam arruinadas. Seguem algumas dicas bastante úteis:

1 – Coloque sua grana em bolsos e compratimentos diferentes. Desta forma o marginal não conseguirá levar todo o seu dinheiro.

2 – Um locais movimentados procure usar sua mochila frontalmente. Nunca, jamais desgrude de sua mochila. Mesmo em viagens de ônibus procure levar sua mochila pequena no colo.

3 – Pochetes que vão por dentro da roupa são uma excelente pedida para dinheiro e documentos.

4 – Evite andar com grandes quantidades de dinheiro e cartões de crédito. Leve somente o necessario para passar o dia, procurando deixar a maior quantia no hotel.

5 – Mesmo perdido procure andar com confiança, fazendo parecer que sabe muito bem o que está fazendo e aonde esta indo. Quando tiver uma oportunidade entre em algum comércio e peça informações.

6 – Evite ficar como um turista mocorongo abrindo mapas e guias no meio da rua. Isso chama a atenção pra cacete.

7 – Evite se vestir como turista, com máquina fotográfica a tira-colo, camisa xadres, chapéuzinho e meias até os joelhos.

8 – Ande com uma carteira com papéis velhos ou vazia no bolso de trás. É um ótimo truque para enganar os batedores de carteira.

Acho que é isso! Se você já teve experiência com batedores de carteira ou tem mais alguma dica é só postar!

Anúncios

Posted on 03/12/2009, in Dicas e Equipamentos and tagged . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Até para o dia-a-dia essas dicas são válidas, mas acho que em um país estrangeiro elas ganham um valor maior!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: