2010 e o Centenário do Escotismo no Brasil

O ano “letivo” escoteiro ainda não começou, mas está em vias de ter seu início. Dentro em breve voltarei as minhas funções profissionais na UEB e os grupos darão início as suas atividades. Será um ano fabuloso para o Escotismo no Brasil, um ano marcante e repleto de realizações de nossa organização.

Em 2007 a emoção ficou por conta do “Amanhecer do Escotismo”, evento belíssimo que marcou o centenário do Escotismo Mundial. O mundo se mobilizou e viu surgir um novo século para nosso movimento. Este ano a comemoração vai ser em verde-amarelo em terras tupinikins e comemoraremos o Centenário do Escotismo no Brasil.

O Escotismo surgiu no Brasil por intermédio de marinheiros e oficiais da gloriosa Marinha Brasileira que puderam conhecer na Inglaterra, em 1907, este novo método de educação implementado por Baden Powell. Em 19010 estes mesmos oficiais truxeram ao nosso país uniformes escoteiros e o interesse de intruduzir o movimento em nosso país. No mesmo ano foi fundado o “Centro de Boy Scouts do Brasil”. Daí por diante a “coqueluxe” escoteiras se espalhou pelos demais estados e acabaram surgindo diversos “núcleos escoteiros”. Em 1915 o escotismo foi decretado órgão de Utilidade Pública. Em 1924, dada a necessidade de unificação das diversas associação escoteiras, surgiu então a União dos Escoteiros do Brasil – UEB. De lá para cá nossa organização, como qualquer outra, enfrentou seus desafios com corgem. Muitas pessoas doaram seu tempo de maneira meritória, contribuindo de mneira significativa para que neste ano de 2010 pudessemos comemorar nosso centenário.

A União dos Escoteiros do Brasil estará oferecendo diverasas atividades que irão marcar nosso centenário. O projeto “Centenário do Escotismo Brasileiro”  será apenas o início de uma série de atividades que acontecerão durante o ano. Vale a pena ficar ligado e participar de tudo o que vier pela frente!

Além das festividades, um dos nossos maiores desafios ficará por conta da organização da Conferência Mundial, que acontecerá em Curitiba. Evento importantíssimo, que pela primeira vez acontecerá na América do Sul e representará um enorme desafio para nossa organização.

E nesse caldeirão ainda acontecerá, na cidade de Paranaguá, a Aventura Sênior Nacional e todas as outras atividades e cursos agendadas em nosso calendário regional.

Haja fôlego! Será um ano corrido!

Anúncios

Posted on 15/01/2010, in Escotismo and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: