Os Heróicos Escoteiros do Haiti

Não é a primeira vez que o Movimento Escoteiro se mobiliza para atender vítimas de catástrofes. O valoroso auxílio que o Movimento Escoteiro tem dado nestas ocasiões é, sem sobra de dúvida, motivo de aplauso. A história nos mostra diversos casos, como o antológico caso do “Desastre da Mantiqueira” (aquele do escoteiro Caio Viana Martins) onde os escoteiros ajudaram de forma significativa a socorrer os vitimados pelo desastre de trem. Mais recentemente, em 2003/2004, outro caso de atuação heróica dos escoteiros chamou bastante a atenção, quando muitos jovens escoteiros ajudaram na tragédia provocada pelas tsunamis, na Ásia. Foram muitos países atingidos, tendo milhares de vítimas. Muitas pessoas acabaram perdendo o que tinham. Naquela ocasião as organizações nacionais daqueles países afetados auxiliaram na arrecadação de roupas, alimentos, dinheiro e na busca de pessoas desaparecidas e limpeza da cidade.

Desta vez a tragédia foi no Haiti. Um poderoso tremor de terra literalmente demoliu todo o país, deixando milhares de pessoas mortas, feridas ou desabrigadas. Um país que, mesmo antes do terremoto, vinha sendo constantemente maculado por problemas sociais e guerras civís. Neste caso também recebi muitas notícias de atuação dos escoteiros haitianos para ajudar a socorrer as vítimas do desastre. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro também se manifestou e iniciou uma excelente mobilização para auxiliar as vítimas. Estas são algumas tarefas desesnvolvidas pelos escoteiros do Haiti:

Os escoteiros de Jacmel ajudaram os bombeiros na busca e resgate de vítimas nos escombros. Também ajudaram a distribuir alimento e água às vítimas.

Os escoteiros de Saint-Marc instalaram um posto sanitário para prestar os primeiros socorros às vítimas de Porto Príncipe que sofreram ferimentos.

Escoteiros de Saint-Georges e Caleb ajudaram a mais de 200 feridos a chegar à fronteira da República Dominicana com seus veículos particulares para que pudessem receber assistência médica, apesar do alto custo do combustível (entre 7 e 9 euros por 6 litros para chegar ao local). Ambos Grupos Escoteiros, graças aos membros de seus comitês locais, albergaram e alimentaram a muitas vítimas.

Os escoteiros do Grupo Carrefour Gideon puderam salvar 725 pessoas. Estão fazendo caixões às dezenas de escoteiros mortos na tragédia. Além disso, cavaram uma fossa comum para enterrar a 150 pessoas.

Há um verdadeiro desejo de todos os escoteiros do país em ajudar as vítimas do terremoto que quase destruiu Porto Príncipe, Petit Groâve, Leogane, Jacmel e Grand Goave.

Uma missão internacional de avaliação para ajudar os escoteiros partirá de París dentro de poucas horas para avaliar as necessidades e adaptar um plano de ação que foi colocado em prática sexta passada. A missão estará composta por um voluntário cooperador, membro da Scouts et Guides de France, um jornalista do La Vie e será apoyada por um membro do MSC da Espanha.

– O Escotismo Mundial também trabalha em estreita colaboração com organismos humanitários, como o ACNUR e a UNICEF.

O Movimento Escoteiro têm uma excelente mobilização. Somos extremamente rápidos numa resposta! Somos importantes importantes na sociedade e não é necessário que aconteça um terremoto ou tsunami para mostrarmos o nosso valor.

Para saber como ajudar clique AQUI!

Fica aqui meu voto de solidariedade aos heróicos irmãos escoteiros do Haiti.

Anúncios

Posted on 18/01/2010, in Escotismo and tagged , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Muito legal ler esse artigo!

    Escoteiro que é escoteiro atua em qualquer lugar e passa por cima de qualquer adversidade, nao é mesmo?

  2. Cíntia Molter

    Olá, saudações escoteiras! Gostei bastante dos relatos, esse é o espirito escoteiro!Ficamos aqui na torcida por eles..
    SAPS!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: