Cerveja Cuzqueña

Volta e meia gosto de postar aqui no blog a impressão sobre coisas que experimentei durante minhas viagens. Conto abaixo algumas curiosidades de uma bebidinha tipicamente peruana, a cerveja Cusqueña. Inegavelmente o sabor é bom. Uma bebida gostosa, que tive a oportunidade de provar na cidade de Cuzco, no Perú.

A história da cerveja Cusqueña começou no dia 1 de outubro de 1908 quando Ernesto Günther e um grupo de homens empreendedores fundou, na cidade de Cusco, a Cervejaria Alemana, que lançou a Cerveja Cusqueña.

A nova bebida foi bem aceita pelos consumidores. Este fato se explica porque no mundo andino, a “chicha” (uma espécie de cerveja de milho), foi o centro da das atividades diárias, gastronômicas e religiosas da população. Por muito tempo a “chicha” foi a única bebida para todas as ocasiões (casamentos, festerês em geral, bebedeira com os amigos, etc…), por este fato a cerveja se tornou uma grande novidade na época.

Em 1939 a Cervejaria Alemana trocou de nome e passou a se chamar “Compañía Cervecera del Sur” (Cervesur), incrementou sua produção e com ela ganhou a preferência do público consumidor. Com o passar dos anos a fábrica se modernizou e foi melhorando seus equipamentos de fermentação, os quais hoje são de última geração.

Em 1995 a Cerveja Cusqueña, que somente era comercializada no sul do Perú, e em pequenas quantidades em bares e restaurantes finos de Lima, foi lançada na capital peruana com o nome de “Cusqueña Premium”. Foi modificado o desenho da etiqueta, conservando as características mais importantes da anterior, mas com traços mais elegantes.

No ano de 2000 a “Compañía Cervecera del Sur” passou a fazer parte do Grupo Backus, com o qual se consolidou ao ponto de conevrtê-la em uma companhia capaz de competir no mercado globalizado.

Com o tempo a Cerveja Cusqueña tradicional trocou sua denominação para Cusqueña Premium e foram lançadas a Cusqueña Malta e a Cusqueña de Trigo logo em seguida.

Uma outra curiosidade é que a garrafa da Cerveja Cusqueña inclui elementos que fazem referência a civilização Inca. O primeiro deles está no relevo de sua garrafa. É a predra dos 12 ângulos, que está em uma das ruas principais de Cusco. Sua importância está no fato de que, como o próprio nome já diz, esta pedra conta com uma dúzia de ângulos que estão incrustrados em um muro do palácio de Inka Roga. Surpreende o trabalho que os incas tiveram para poder dar forma a esta enorme pedra e acoplar-la a todas as demais, sem que ficasse nenhuma ranhura ou separação. Vale lembrar que os incas daquela época não usavam nenhum tipo de argamassa para unir as pedras de seus edifícios, e suas construções resistiram ao passar do tempo e a alguns terremotos, enquanto que muitas das construções dos colonizadores espanhóis sucumbiram em ruínas.

Um outro detalhezinho interessante é a etiqueta, onde está estampada as ruínas de Machu Pichu.

Cerveja também é cultura! 😉

Anúncios

Posted on 25/03/2010, in Comidas e Receitas, Curiosidades, Perú and tagged , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

  1. A cuzquenha acaba de ganhar por quarto ano consecutivo a medalha de ouro por qualidade, no MONDE SELECTION (considerado o Oscar dos produtos comestíveis).

  2. Boa noite
    Gostaria de saber se essa cerveja é feita da Chicha.Aqui em Sao Paulo tem aonde comprar?
    Grato
    Ricardo

  3. Pedro Henrique de Moura Jorge

    Tem um restaurante Peruano na rua Pasteur entre Silva Jardim e Iguaçu que serve Cusquenã e outros pratos Peruanos como o Ceviche.

  4. lourival fonseca

    Não sou muito fã de cerveja, porém fui ao Peru de moto, ate Machu Picchu e acabei tomando a cusqueña . Achei a melhor cerveja que tomei . E pergunto ? Onde encontrá-la em S. Paulo Capital no Brasil ?

  5. Christiane

    Gostaria de saber onde comprar cusqueña no Rio de janeiro ou em algum site

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: