XXIV Mutirão Pioneiro Regional

Galera do XXIV Mutirão Pioneiro Regional

Serviço

Depois de alguns anos tive a oportunidade de voltar a participar de um Mutirão Pioneiro Regional. Minha última experiência tinha sido no ano de 2000, quando participei da organização do XXII Mutirão Pioneiro Regional, também na cidade de Guarapuava. Neste ano de 2010 mais uma vez a cidade de Guarapuava recebeu os pioneiro do Paraná, para o XXIV Mutirão Pioneiro Regional. Os clãs dos GE´s Guara Puava, GE Manoel Ribas e GE Ita´y foram os organizadores desta atividade, que contou com a presença de 70 participantes. Foram dois dias bastante fraternos e com atividades muito interessantes, entre elas pudemos destacar a pintura de uma escola, jogo da cidade, Fórum Pioneiro, festa, palestras, Kart, entre outras… Depois da atividade, já no domingo, assistimos em conjunto a seleção brasileira abater a seleção da Costa do Marfim.

O tema foi “Não Fique Só no Trailer”, que remete ao fato de não ficar só no planajamento, é necessário realizar!

A atividade foi muito boa!! Parabéns aos organizadores e participantes.”Show de bola” mesmoooo!!

Como “Relembrar é Viver” e voltando um pouco ao passado, encontrei em meio as minhas coisas um exemplar da Revista Monjolo, da cidade de Guarapuava, onde havia sido publicada uma matéria sobre a realização do Mutirão Pioneiro no ano de 2000. Nesta edição da revista foi dado destaque ao escotismo e pude reler a seguinte mensagem dos organizadores do Mutirão naquele ano, cujo tema era “Resgatando as Raízes”:

“Um povo que não cuida da sua própria história não respeita a sí próprio e não tem como construir um futuro melhor e mais feliz. Infelizmente, nosso país oferece exemplos diários de desrespeito a sua memória e descaso com os símbolos que nos atam ao passado.

Foi com este pensamento que, no último Mutirão, realizado em Maringá – PR, aceitamos o desafio de realizar o XXII Mutirão Pioneiro Regional, aqui em Guarapuava e o fizemos conscientes de nossa responsabilidade de mostrar, aos nossos visitantes, a nossa cidade, o escotismo que aqui praticamos e a nossa preocupação com o passado visando um futuro melhor.

Organizamos, então, uma comissão formada pelos pioneiros: Januário, Jeison, Franciele, Diego, Paulo, Daiane, Ricardo, Mayra, Márcio e André, sob a coordenação da pioneira Isis, todos do Clã Maneco Facão do GE Manoel Ribas, comissão esta que optou pelo tema “Resgatando Nossas Raízes”. Nossa comissão, durante o planejamento do projeto do Mutirão Pioneiro, contou com o apoio dos pioneiros: Vitor, Luana, Paulo, Elisa e Simone, da COREPIO, de membros do Conselho Histórico e Cultural de Guarapuava e dos Mestres: Chefe Silvio e Chefe Maria, elaborando uma programação voltada às raízes histórics de Guarapuava e do escotismo aqui praticado.

Para atingirmos nossas metas, na realização do evento, contamos com o apoio e colaboração de nossa comunidade, por isso ressaltamos nossos agradecimentos a todos que direta ou indiretmente nos ajudaram para que o XXII Mutirão Pioneiro Regional se tornasse realizade e atrvés do mesmo pudéssemos levr o nome de Guarapuava, sua história, suas tradições, seus cotumes, sua cultura, suas lendas e mitos à diversas outras cidades do Estado do Paraná e de fora dele, de onde vieram os pioneiros participantes deste evento.”

Comissão Organizadora

Anúncios

Posted on 21/06/2010, in Escotismo and tagged , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. Saudoso Mutirão Regional de Guarapuava em 2000. Quantas boas lembranças desta atividade.

    Servir!

  2. vitortrotamundo

    Foi uma atividade bacana mesmo!
    Tenho boas lembranças…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: