Floralis Generica


A Floralis Generica, ou  para nós brasileiros “Flor Metálica”, é inegavelmente um belíssimo monumento na cidade de Buenos Aires. Localiza-se no Bairro da Recoleta, bem ao centro da Praça das Nações Unidas. Para abrilhantar ainda mais a questão estética abaixo dela existe um espelho d´água. O monumento em sí é feito de aço inoxidável, com armação de alumínio, pesando aproximadamente dezoito toneladas.

Uma das características mais legais deste monumento está no fato de suas pétalas se abrirem e fecharem, dependendo da hora do dia. Durante o período da noite a flor se fecha, emitindo de seu interior uma luz vermelha. Pela manhã  suas pétalas se abrem. O mesmo mecanismo elétrico que comanda as pétalas também é o responsável por fazê-las fechar, dependendo do clima.

Um fato curioso é que quando ela foi inaugurada deu uma “zica” no sistema elétrico, o que acabou impedindo que ela se fechasse. O probleminha só foi resolvido dois meses depois.

Existem 4 datas especiais em que as pétalas permanecem abertas durante o dia todo: 25 de maio (revolução de maio), 21 de setembro (independência da Argentina), 24 (Natal) e 31 de dezembro (virada do ano).

Segundo o autor, o arquiteto Eduardo Catalano, Floralis significa que pertence a flora, e genérica deriva do cenceito “gênero”, reprsentando todas as flores do mundo.

Alguns dados extraídos do site Wikipédia.

Anúncios

Posted on 10/08/2010, in Argentina, Viagens and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: