Eventualidades no Morro do Canal

Visão impagável

Esclarecendo alguns fatos…

No domingo passado iniciamos uma caminhada com destino ao Morro do Vigia, com intenção de fazer a travessia até o Morro do Canal. O dia estava maravilhoso, com céu azul, perfeito para pegar uma trilha. O trajeto até o vigia foi bem tranquilo e fizemos o percurso relativamete rápido. Visual alucinante.

Da torre do Viagia pegamos uma trilha, bem batida, atravessando alguns campos de altitude e bambuzais. Seguimos o caminho por esta trilha, toda marcada com fitas. Em dado momento percebemos que estávamos enganados e voltamos por esta mesma trilha até os campos de altitude. Durante o nosso retorno escureceu, e devido ao cansaço e desgaste resolvemos parar, procurar um abrigo, e pedir auxílio ao Corpo de Bombeiros para nos ajudar na descida, já que estávamos num grupo de 13 pessoas.

Sabíamos como voltar ao ponto de origem pelo caminho que viemos, mas não queríamos correr o risco de andar a noite, com os jovens cansados do jeito que estávam. Diante de uma situação de cansaço extremo não é recomendado continuar a caminhar, especialmente em locais como este, onde é necessário ter atenção redobrada e manter a tranquilidade. O corpo padeçe e a mente para de funcionar como deveria, o que pode ocasionar acidentes. É muito importante não entrar em pânico e manter a integridade física.

Felizmente havíamos nos preparados para a eventualidade que enfrentamos, com lanternas, agasalhos, água e comida. São ítens essênciais, nem que seja para caminhadas de curta duração, e que realmente fazem a diferença especialmente na situação que enfrentamos. O ambiente selvagem é imprevisível e várias situações podem ocorrer, desde acidentes até ser surpreendido por chuva e escuridão. É importante estar sempre preparado!

Toda a Tropa Sênior está de parabéns, por ter enfrentado este desafio com bastante tranquilidade e ter seguido as orientações de segurança. A chefia da tropa  foi a maior responsável por colocar em prática todo o esquema de segurança previsto. Um agradecimento especial também ao Corpo de Bombeiros, que nos auxiliou no retorno.

Anúncios

Posted on 24/08/2010, in Escalada, Escotismo and tagged , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Que bom que deu tudo certo!
    As paisagens realmente impressionam e encantam.
    Beijos.

    • vitortrotamundo

      O lugar é realmente muito bonito. Quando se tratar de ambientes selvagens todo cuidado é pouco.
      Graças a Deus que deu tudo certo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: