Museu Arqueológico Padre Le Paig

Uma boa pedida para se aprofundar um pouco mais na cultura de alguma região é visitar seus museus. Um dos lugares mais bacanas que tive a oportunidade de conhecer foi o Deserto do Atacama. Não tem como não ficar deslumbrado com as belezas da região e ao mesmo tempo não ficar curioso com a forma que viviam os povos do deserto. A cultura dos povos andinos é muito rica e em muitos lugares permanece intacta até os dias de hoje.

Em San Pedro do Atacama vale a pena conhecer o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige. Este museu foi fundado em 1955 pelo padre belga Gustave Le Paige.

Estão expostas mais de 300.000 peças de cerâmica, fragmentos de tecidos, ferramentas, lanças para caça (embora escassa, ainda assim existe vida animal no deserto, resistentes ao calor e clima quente), vestimentas, múmias e material arqueológico descobertos na região. Dentre as raridades o museu apresenta jarros de cerâmica datadas de cerca de 3.000 a.C.

O museu também apresenta vestígios de todas as fases do desenvolvimento humano, da pedra lascada ao domínio da agricultura e exemplares das culturas dos tiahuanacos e incas, que também influenciaram o povo atacamenho.

Anúncios

Posted on 20/11/2010, in Chile, Viagens and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: