Bandeira da Alemanha

A atual Bandeira da Alemanha foi adotada em 23 de maio de 1949, pela República Federal Alemã, mas já havia sido utilizada pela Confederação Germânica (1848), e pela República de Weimar (1919-1933). Em 1949 após a divisão da Alemanha ambas as partes utilizavam a mesma bandeira. Em 1959, a Alemanha Oriental, passa a utilizar o seu brasão de armas para diferenciá-la da bandeira da Alemanha Ocidental. Após a Unificação Alemã em 1990, a bandeira alemã original foi restaurada.

A bandeira da Alemanha consta com três listras horizontais de igual tamanho nas cores preto, vermelho e amarelo (Schwarz-Rot-Gold em Alemão).

A teoria mais provável para a bandeira alemã é que ela foi inspirada nos uniformes dos Freikorps, tropas voluntárias do major Lützower, que lutaram para libertar a Alemanha do domínio do estadista francês Napoleão Bonaparte. As jaquetas dos soldados eram pretas, com botões cor de ouro e as barras eram enfeitadas com tecido vermelho.

Outra hipótese é que ela é uma reprodução da bandeira do Sacro Império Romano-Germânico, que era composta de um fundo amarelo com uma águia preta e com garras e bico vermelhos. De qualquer forma, a bandeira foi oficialmente adotada como símbolo nacional em 10 de Março de 1848, pela Confederação Germânica.

Anúncios

Posted on 04/09/2011, in Alemanha, Curiosidades and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: