Dan Osman

Passei boa parte da minha adolescência escalando as montanhas paranaenses e enfrentando os desafios que a vida ao ar livre proporciona. Sempre fui apaixonado pela escalada e  parte de minha inspiração veio dos filmes da série “Master of Stone”, com suas belas escaladas em cenários espetaculares.

Esta séria de filmes era estrelado por escaladores consagrados, verdadeiras feras. Entre eles estava quase que sempre presente, um camarada chamado Dan Osman. Para os mais novos, pode ser que este nome não seja conhecido, mas trata-se de um verdadeiro mito do mundo da escalada.

Dan Osman, americano, nasceu em 1963 e ficou conhecido por praticar esportes sob risco extremo, entre eles o “free-solo”, escalada que não utiliza nenhum tipo de equipamento de segurança. Levava um estilo de vida bastante alternativo e costumava passar vários dias em sua casa na árvore, nada de muito esforço e muito menos de trabalho…

Outro esporte em que Dan se destacava era o “Rope Freefalling”, também conhecido como “Pêndulo”. Realizava saltos épicos, de 100, 200mts.

Dan morreu no dia 23 de novembro de 1998, com 35 anos de idade após sua corda falhar durante um “Rope Freefalling”, no Parque Nacional Yosenite – EUA. Este salto foi preparado durante vários dias e chegou a ser realizado com sucesso. Foram 342m de queda e tudo ok! Não satisfeito ele resolveu dar um pouco mais de corda e saltar 365m. Mesmo sabendo do risco ele saltou, mas sua corda se rompeu e ele acabou se chocando contras as árvores e depois contra o solo. Deixou esposa e filha…

Muitas pessoas desaprovavam as experiências de Osman, mas de qualquer forma ele proporcionou imagens incríveis e realmente desafiou os limites humanos

O vídeo mostra algumas das muitas peripécias de Dan Osman. Dá para se ter uma ideia do que o cara era capaz de fazer.


Anúncios

Posted on 29/09/2011, in Escalada, Figuras, Vídeos and tagged , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. MUITO LOKO…
    ESCALADA NA VEIA!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: