Bandeira da República Tcheca

A bandeira nacional da República Tcheca, nacionalmente conhecida como Státní vlajka České republiky (duvido que você pronuncie) é exatamente a mesma bandeira da antiga Checoslováquia.

Após a dissolução da Tchecoslováquia, a República Tcheca manteve a bandeira da Tchecoslováquia, enquanto a República Eslovaca adotou a sua própria bandeira. A primeira bandeira da Tchecoslováquia foi baseada nos braços, e nas cores branco sobre o vermelho. Esta bandeira era idêntica a bandeira da Polônia, sendo que apenas um triângulo azul foi adicionado. A bandeira foi banida pelos nazistas em 1939, e uma tricolor horizontal composta de branco, vermelho e azul foi utilizada. A bandeira original foi restaurada em 1945.

O autor da bandeira foi Jaroslav Kursa, um arquivista do Departamento de Assuntos Internos. A bandeira contém as cores vermelho e branco derivada do antigo Brasão de Bohemia. Como a bandeira ficou quase idêntica à bandeira polonesa, e tinha as mesmas cores da bandeira austríaca, uma cunha azul foi adicionada em 1920.

A bandeira tcheca foi oficialmente aprovada pela Assembléia Nacional da Tchecoslováquia (RSE) em 30 de março de 1920. Desde então, ela tem sido usada de forma contínua, excluindo o período da ocupação durante a II Guerra Mundial. Durante a Primavera de Praga (1968) e a Revolução de Veludo (1989) a bandeira serviu como símbolo dominante de unidade nacional.

Durante o ano de 1992, quando das negociações sobre os detalhes da dissolução da Tchecoslováquia , lideradas por Vladimir Meciar e Klaus Václav, foi inserida uma cláusula proibindo uso de símbolos do Estado da Checoslováquia, pelos seus estados sucessores.  De 1990 a 1992, o vermelho e branco da bandeira da Boêmia (diferente da bandeira polaca, apenas pela proporção das cores) oficialmente serviu como bandeira da República Checa. Posteriormente, depois de uma busca por novas simbologias, a República Checa decidiu manter a bandeira da Tchecoslováquia com um significado alterado.

Fonte: Wikipédia

Anúncios

Posted on 10/11/2011, in Curiosidades, República Tcheca and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: