Estátua da Pequena Sereia

Hoje vou contar um pouco sobre uma das atrações mais visitadas da cidade de Copenhaguen, na Dinamarca. Trata-se da estátua da Pequena Sereia, um ícone e grande atração turística.

Esta estátua foi encomendada por Carl Jacobsen, filho do fundador da Carlsberg (isso mesmo, a béra), em 1909, que era fascinado pelo conto de fadas e especialmente pelo balé apresentado no Royal Copenhagen Theatre. Carl Jacobsen ficou muito impressionado com o corpo de baile, bem como pela bailarina solo, Ellen. Com o objetivo de homenagear e comemorar a lenda, ele decidiu imortalizar a Pequena Sereia e pediu para que a própria Ellen fosse a modelo, que não concordou em posar nua para obra. O escultor da estátua, Edvard Eriksen, acabou utilizando sua própria esposa como modelo para esculpi-la.

A estátua é feita em bronze, relativamente pequena, com apenas 1,25m de altura, pesando cerca de 175 kg. Os turistas que a visitam ficam impressionados por seu diminuto tamanho.

Foi inaugurada em 1913 na zona ribeirinha de Langelinie, conforme pedido do próprio Carl Jacobsen, que acreditava que a estátua deveria ficar entre as rochas, à beira mar.

Para os leigos, a história da pequena sereia foi escrita pelo famoso escritor  Hans Christian Andersen, e publicada pela primeira vez em 1837. A história trata de uma sereia adolescente que se apaixonou por um príncipe, que ela salvara de um afogamento. Logicamente que tem uma bruxa para sacanear o casal e assim por diante…

A Pequena Sereia está situada na Langelinie ao lado do Old Citadel – The Fountain Gefion – o Museu da Resistência e a poucos quarteirões do Palácio Amalienborg e da Igreja de Mármore.

Anúncios

Posted on 21/11/2011, in Curiosidades, Dinamarca, Viagens and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Quando eu estive em København a estatua estava na Feira Mundial en Shanghai…. nao consegui conhecer esta menininha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: