Curiosidades sobre o Perú

Talvez seja o país sul americano que mais tenho fascínio. Riquíssimo culturalmente e berço de uma das civilizações mais avançadas que já pisaram neste planeta.

Curiosidades é o que não faltam. Vamos conhecer algumas:

1.   Em Lima, a capital, há 28 universidades, entre as quais, a mais antiga do continente: a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, chamada Decana de América e fundada em 12 de maio de 1551.

2.   O idioma oficial é o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quéchua, aimará e outras línguas nativas.

3.   A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o país antes da chegada dos primeiros europeus. Em sua maioria, são mestiços.

4.   A província que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, local onde ficam as linhas de Nazca, misteriosos desenhos que, observadas do solo, parecem não formar nada. Mas, vistas do alto, formam  desenhos variados, como de uma aranha, um macaco e um beija-flor.  Muitas pessoas acreditam que as linhas de Nasca tem origem extraterrestres. Outras não chegam a tanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos para os ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas?

5.   O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cusco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

6.   Cusco, uma das cidades do país, significa “umbigo do mundo”, conforme o inca Garcilaso de la Vega e foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.

7.   Machu Picchu é uma cidade dividida em duas partes: a baixa (hurin) e a alta (hanan). Lá existem edifícios militares, religiosos e residências. Por seu valor histórico, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1983.

8. O Dia dos Pais é festejado no terceiro domingo de junho. Os peruanos não ligam muito para estas comemorações e por isso não fazem nada de especial.

9. Os peruanos formam um povo meio esquentado e muito patriota. Já tiveram problemas políticos e econômicos com a maioria dos países com quem divide fronteira.

10. Tanto a batata quanto o milho têm variedades incriveis. São mais de 4 mil tipos de batatas catalogadas, plantadas pelos incas ao longo de terraços na Cordilheira dos Andes. As amarelas são as preferidas dos peruanos; ainda há as brancas, negras e doces.

11. O milho tem 35 variedades. Suas cores vão desde o branco e amarelo até o morado (negro) e avermelhado. Sua utilização é bem variada: fervido, tostado, como bebida (chicha) e doce.

12. O prato tipico do país é o ceviche, pescado fresco misturado com cebola roxa, suco de limão, sal e um toque de ají.

13. A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora.

14. Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru, que dá nome ao país. Uma das teorias mais difundidas é, até certo ponto, engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

15. Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 pessoas em 100 anos.

16. Um dos estados (províncias) peruano tem o mesmo nome de um brasileiro: É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

17. A moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)

18. A faixa litorânea do Peru é árida, contrastanto com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente.

19. A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. O picarone é normalmente acompanhada de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.

As curiosidades deste post são uma compilação de material extraído da internet. A foto da lhama fazendo a cordial saudação é minha mesmo 🙂

Anúncios

Posted on 22/11/2011, in Curiosidades, Perú and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: