Bandeira da Áustria

Também é uma das bandeiras mais antigas do mundo, juntamente com a bandeira da Dinamarca. Sua história, em especial a lenda, são bastante interessantes. Seguindo a linha das curiosidades, vale a pena conhecer a sua origem.

Segundo conta a lenda, esta bandeira foi criada pelo Duque Leopoldo V, austríaco, logo após a batalhe de Acre em 1191, ainda na época das Cruzadas, quando os uniformes brancos dos soldados ficaram manchados de sangue, com exceção da parte que estava tapada pelo cinto, que ficou branca.

A história conta que esta bandeira foi desenhada pelo Duque Frederico II, no século XII, que procurava ser independente do Sacro Império Romano. Uma representação antiga deste brasão encontra-se em um escudo, guardado no mosteiro de Lilienfeld, datado de 1230.

A bandeira continuou a ser utilizada como símbolo da casa real austríaca e depois pelo Império Astro-Húngaro. Em 1869 a antiga bandeira imperial foi trocada por uma semelhante composta por ter partes de igual proporção, sendo a superior vermelha, a central branca e inferior dividida ao meio, sendo a parte da direita verde e a da esquerda vermelha. Assim sendo a parte da esquerda representava a bandeira da Áustria, e a direita a bandeira da Hungria.

Com a extinção do império, a república da Áustria adaptou o emblema vermelho-branco-vermelho até à anexação do país à Alemanha nazista no III Reich. Depois da derrota nazi (com o término da II Guerra Mundial) a bandeira é reinstaurada pela Áustria.

Texto adaptado da Wikipédia.

Posted on 22/12/2011, in Áustria, Curiosidades and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: