Basílica di San Marco

Muitas das igrejas europeias são realmente maravilhosas. Uma das minhas prediletas, especialmente por sua beleza,  é a Basílica di San Marco, na cidade italiana de Veneza. Constitui-se num templo fascinante, ricamente adornado e com belas esculturas, que mescla estilos decorativos do oriente e do ocidente. Realmente única!

A Basílica e todo seu esplendor.

Sua construção foi iniciada em 829 d.C, totalmente em estilo gótico. Em 976 um incêndio a destruiu quase que totalmente. O principal objetivo de sua construção era o de demonstrar a riqueza da Sereníssima República de Venezia e servir como tumba para o seu padroeiro, San Marco.

A Basílica localiza-se na movimentada Piazza San Marco.

Seu principal tesouro é o Pala dÓro, que é um altar dourado, cravado de jóias. O altar foi construído em Constantinopla e mais tarde adornado por ourives venezianos. Muitas outras riquezas saqueadas de Constantinopla estão nesta Basílica, mas muitas acabaram sumindo com o passar do tempo, devido a roubos e vendas para levantar fundos.

A Basílica é cercada de curiosidades. Uma delas refere-se a chegada dos restos mortais de San Marco, que segundo conta-se, foi roubado pelos mercadores de Veneza do mosteiro de Alexandria e o trazido envolto em banha de porco. Pois é, os venezianos de fato reverenciavam seu padroeiro. No final das contas os restos mortais acabaram sumindo durante o incêndio de 976, até que em 1794 acabaram aparecendo novamente, através de uma rachadura na parede, supostamente em resposta a uma oração.

O leão alado é visto porto da a cidade de Veneza e simboliza San Marco. Muitas vezes é representado com duas patas na água e duas na terra, devido a geografia da cidade.

O Leão Alado, simbolizando San Marco.

Veneza também foi importante durante as cruzadas cristãs. Em 1204 o Dodge Enrico Dandolo, que comandou a quarta cruzada em 1204, exibiu um conjunto curioso de relíquias nesta basílica: Sangue de Cristo, espinho da coroa de Cristo, leite de Virgem Maria, crânio de São João Batista e perna de São Jorge.

Enfim, estando em Veneza, é uma atração que deve ser visitada.

Confira o site da Basílica CLICANDO AQUI!

Anúncios

Posted on 25/12/2011, in Curiosidades, Itália, Viagens and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: