Limpeza e Algumas Relíquias

Aproveitei minhas curtas “férias”, entre Natal e Ano Novo, para fazer uma geral no meu quarto. Incrível a quantidade de entulho que eu tinha guardado e nem imaginava. Sempre fui campeão em guardar todo tipo de lembrancinha, distintivo, crachá de curso, pin… enfim, só tranqueira.

O mais legal desta “escavação” foi encontrar algumas relíquias e objetos das antigas. Sem querer acabei recordando de fatos e de acontecimentos de outrora, dos idos tempos de Tropa Escoteira, Tropa Sênior, Clã… de algumas atividades e amigos inesquecíveis.

Muita coisa foi pro lixo é claro, mas acabei resgatando algumas coisinhas que ainda tengo apego afetivo.

Seguem algumas das quinquilharias encontradas:

Esses material aí de cima é o “Manual de Campo” (por assim dizer) do XVIII Mutirão Nacional Pioneiro, que ocorreu na cidade de Torres – RS. Foi minha primeira grande atividade como pioneiro. Dentre as atividades dispostas na programação, tivemos o “Encontro Nacional de Pioneiros”, com alguns temas de discussão ainda bastante atuais: Como vai o Ramo Pioneiro no Brasil? Organização dos Pioneiros em Equipes Regionais? Comunidade Solidária: Pioneiro como Parceiro Voluntário? Entre outras…

Dizem por ai, que este foi o melhor Mutirão Nacional de todos os tempos. Realmente, a atividade foi muito boa!

Eis o cardápio do jantar festivo do meu primeiro Curso Avançado, em 2003. Minha patrulha (a muy digníssima Patrulha Marumbi), representou honrosamente toda a cultura do povo italiano. Pelo cardápio vocês podem perceber que a coisa foi realmente muito boa.

O lenço do Scouting´s Sunrise, do Jamboree Mundial da Inglaterra de 2007, é uma relíquia mais recente, mas andava meio sumido aqui em casa. Bom reencontrá-lo.

Alguns livrinhos muito bacanosos das antigas, tais como: Opiniões de Delta (1969), Guia do Serviço Escoteiro Profissional (sim, isso existia!) e a publicação Como Organizar um Grupo Escoteiro, sendo estas últimas da década de 80. Além destas, eu já tinha outras devidamente organizadas em minha estante de livros.

Quando escoteiro/sênior eu tinha o costume de registrar minhas experiências e atividades no “Caderno de Aventuras”. Escrevi muita coisa, durante muito tempo.  Meus primeiros acampamentos, escaladas e bivaques estão registrados toscamente nestes cadernos, que possuem até mesmo algumas ilustrações. Talvez esta tenha sido a melhor relíquia encontrada. Muito legal reler estas páginas.

Coleção completa e organizada da “falecida” Revista Fogo de Conselho. Esta publicação, sem sombra de dúvidas, marcou minha geração. Ainda hoje é muito legal folheá-las e relembrar atividades, dicas e ver a foto da galera no “Quadro de Honra”.

Um livrinho de treinamento de monitores do antigo 14º Setor. Este é da época que eu era sênior.

Enfim, tirando a renite atacada pelo pó, o dia foi bastante proveitoso. Textos interessantes destes materiais poderão ser impiedosamente transcritos aqui neste blog.🙂

Posted on 28/12/2011, in Escotismo and tagged , . Bookmark the permalink. 6 comentários.

  1. Paulo Henrique

    Opiniões de Delta… estão aí os livretos… muito bons.. Feliz Ano Novo Vitor, com faxina geral! hehehe Abs!

  2. Olha eu ali, no seu lenço do Sunrise!🙂

  3. Vitor, feliz 2012

    Pegue a Revista Fogo de conselho nº 1, vá até a pág. 22, dá uma olhada e depois me conta.

    • vitortrotamundo

      Olha lá o Arthur recebendo das mãos do chefe Almir suas contas da IM… hehehe Das antigas mesmo!
      Feliz ano novo pra ti tbm!

Deixe uma Resposta

