Bandeira da Hungria

A atual forma da bandeira húngara, com suas faixas nas cores vermelha, branco e verde tem origem na revolta de 1848, durante a revolução separatista da Hungria. Ela foi baseada na bandeira francesa e nos ideais da Revolução Francesa. A escolha das cores tem ligação direta com a história do país e de suas antigas bandeiras, sendo que o signficado era: vermelho – Liberdade, branco – igualdade e verde -fraternidade.

Entre 1867  e 1945 a bandeira foi utilizada na versão e proporções iguais às atuais, mas com o Brasão de armas aplicado ao centro.

Entre 1946 e 1949 a bandeira manteve o Brasão de armas ao centro mas sem a coroa. Em 1949 o brasão foi substituído por uma imagem do tipo estalinista, composta por uma espiga cruzada com martelo e uma estrela vermelha. A bandeira da revolução anti-soviética de 1956 também era tricolor, com um “rasgão” ao centro. Como não existiam bandeiras sem a imagem comunista, muitas pessoas simplesmente cortaram a imagem, motivo pelo qual muitas bandeiras apareceram com um buraco no meio.

De 1957 até os dias de hoje, a bandeira da Hungria é composta pelas três faixas orizontais. O romantismo popular atribuiu o seguinte significado as cores:

– Vermelho: força e sangue

– Branco: fidelidade e liberdade

– Verde: Esperanças e as vastas planícies da Hungria.

Posted on 21/04/2012, in Curiosidades, Hungria and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: