1º AGEP – Fazenda Thalia – Balsa Nova

Antes tarde do que nunca, vou comentar como foi a experiência do 1º AGEP (Acampamento de Grupos Escoteiros do Paraná).

O acamp´s aconteceu na Fazenda Thalia, município de Balsa Nova, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012. Um dos grandes facilitadores para o desenvolvimento deste evento, foi sem sombra de dúvidas o local, que ofereceu ampla área para montagem do campo, além de ótimos recantos para as atividades.

Ao contrário do que costuma-se em grandes eventos, não dividimos subcampos por ramos. Este acampamento foi realizado por cada grupo escoteiro, que ficou responsável em levar a sua estrutura de campo e alimentação. Este procedimento enxugou a energia que normalmente é empregada em infraestrutura e permitiu que a organização do evento focasse a maior parte de seus esforços no desenvolvimento e aplicação do programa.

O programa da atividade deu ênfase para aplicação do Método Escoteiro, especialmente no que concerne a autonomia das patrulhas, para tomarem suas próprias decisões, sem interferência direta do adulto (que muitas vezes acaba sufocando este processo educativo).

O Ramo Lobinho desenvolveu várias atividades, utilizando como fundo motivador ” A Aventura Lobinho”. A noite ficou por conta de um desfile de fantasias, e no dia seguinte foi realizado um bivaque até a cachoeira.

O Ramo Escoteiro espalhou diversos prismas e bases de atividades pelo campo. As patrulhas tinham acesso as atividades utilizando o mapa do local, e disputaram uma “Bandeirola de Eficiência” contra elas mesmas, mediante sua participação nas atividades. A noite ficou por conta da festa “Ibsen Battuta”, com muita música, diversão e todinho.

O Ramo Sênior traçou rotas que as patrulhas deveriam seguir utilizando mapa e bússola. No decorrer do percurso eram oferecidos diversos desafios, como travessia de um rio, escalada em uma cachoeira, etc. A noite foi realizado um jogo noturno e uma festa do ramo. As patrulhas também ralaram para conquistar sua Bandeirola de Eficiência.

No Ramo Pioneiro o destaque foi o desenvolvimento de uma atividade comunitária, em uma escola infantil em Balsa Nova. Os pioneiros deram uma “geral” no visual da escola, pintando sua área externa. Projeto digno do Ramo Pioneiro Y.

Além das atividades dos ramos, ainda tivemos a diversidade das atividades “Auera Auara”, coordenadas pela Rede de Jovens do Paraná. Foram oferecidas atividades como: twister, zarabatana, bets, perna de pau, entre outras. Outro ponto chave do acampamento foi a “Árvore do Futuro”, onde os participantes puderam deixar sua mensagem e viver um momento de consagramento que revigorou a energia do “espírito escoteiro”.

Enfim, foi um acampamento diferenciado, que contou com a participação de aproximadamente 2.000 pessoas. Ficou o gostinho do “quero mais”!

Aventura Lobinho

  De fato, aventura lobinho.

Conselho de Monitores do Ramo Escoteiro.

Auera Auara

Ramo Sênior em Ação.

A escalada da cachoeira.

Chefia escoteira numa nice.

Avançam as patrulhas, lá ao longe…

Uma feliz patrulha tomando a sua decisão.

Bandeirola de Eficiência do Ramo Sênior.

Árvore do Futuro.

O Ramo Sênior.

Posted on 04/12/2012, in Escotismo and tagged , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Victor Stein

    Tava lá e foi muito legal.Numa base da Auera Auara para fazer o grampo,fiz um especial para você,mas não consegui te entregar,fica para a próxima….Mas mesmo com a chuva e o cansaço foi um acampamento que vai ficar na memória…

    Sempre Alerta!!!

    • vitortrotamundo

      Que bom que gostou do acampamento!😉
      Mesmo ainda não tendo recebido, agradeço pelo grampo.

      Forte abraço e até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: