Cuidado com o Peixe-Prego

O peixe-prego é o branquinho, do lado direito. É muito saboroso e está presente em muitos restaurantes japoneses.

Se existe um prato da culinária japonesa que eu aprecio é o Sashimi. Logicamente o de salmão, também conhecido como Sake, tem sabor inigualável. Porém, existe um outro sashimi que aprecio demais: sashimi de Peixe-Prego. Quem comeu sabe que trata-se de um peixe muito saboroso. Na verdade o peixe-prego é um nome dado a dois tipos de peixes, o Echinorhinus Brucus que é um pequeno tubarão e o outro é o Ruvettus Pretiosus também conhecido como Anchova Negra. O Ruvetus Pretiosus é o peixe utilizado para sushis e sashimis.

Esta semana estive com minha namorada mais um casal de amigos num restaurante japonês, e acabei recordando do pequeno efeito colateral causado pelo sashimi de peixe-prego. Este peixe contém uma grande quantidade de um óleo chamado gempylotoxin, que causa dessaranjo intestinal. Por este motivo americanos e canadenses conhecem o peixe-prego como Oilfish. O FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos adverte que se deve ter cautela quanto ao consumo deste peixe, embora seu consumo não seja proibido.

Em 2007 muitos canadenses tiveram problemas intestinais após seu consumo. Em Hong Kong também houveram problemas de pessoas que consumiram e tiveram dessaranjo. Lá o peixe-prego foi erroneamente rotulado como sendo “bacalhau ou robalo” e vendido nas prateleiras dos mercados. Países como Itália e Japão proibiram sua venda devido aos problemas gastro-intestinais causados pelo peixe. O efeito colateral causado é uma diarréia oleosa, bem esquisita. Mesmo com os problemas causados, os responsáveis pela saúde no Canadá dizem que não é necessário ir tão longe, sendo apenas apropriado um alerta para aqueles com estômago mais fraco.

De qualquer forma, fica minha dica que o mesmo seja consumido com certa moderação!

Fontes:

www.wikipedia.comwww.cbc.ca

About these ads

Posted on 19/01/2010, in Comidas e Receitas and tagged . Bookmark the permalink. 134 Comentários.

  1. vou te contar um segredinho…. não gosto de sashimi nem de sushi…. sou japa do paraguai…. hhehehhe
    1000 beijos

  2. vitortrotamundo

    Japa Fake você!! hehehe De qualquer forma são iguarias de seu povo que eu adoroo!!
    Abração!!!

  3. ola,
    é facil de achar este peixe prego por aqui em são paulo?

  4. vitortrotamundo

    Olá Lucas,

    Este peixe é bastante comum e fácil de ser encontrado em diversos restaurantes. Acredito que em SP não seja diferente, já que se trata de uma cidade ampla gastronomicamente. Sempre vale a pena perguntar para quem está servindo…

    Abraxx

  5. mauricio miranda antunes

    Parabéns, o texto é exato quanto aos efeitos colaterais que este peixe provoca. Todas as pessoas que eu conheço e que comeram este peixe, acharam ele de um sabor extraordinário e todas tiveram os mesmos sintomas. Não vale a pena se arriscar. Acho que os restaurantes que servem este peixe deveriam analizar se devem continuar oferecendo aos seus clientes.

  6. julio cesar

    oi a todos sou sushimam vôçes estão de parabens pela informaão sobre o peixe prego os meus clientes nao conhesem o peixe e comem bastante. e depois passam mal mesmo eu falando que ele é muito gordurozo é um peixe muito saborozo mas comão so umas 5 laminas que nao terão proplema

  7. Olá! Mto obrigada por esta informação! Conheci e comi este peixe em um restaurante japonês no sábado passado junto com meu namorado e não sentimos nada! Ainda bem! Talvez por este motivo havia apenas umas 6 ou 8 laminas no festival. Achei bom saber que pode causar estes efeitos desagradáveis! Assim tomamos mais cuidado ao consumir.

  8. Ola Lia, eu adoro a culinária Japonesa, fico admirado de vc nao gostar rssss, bom aqui fica o convite se vc quizer te levo em um bom restaurante Italiano, isso se vc gostar de massa, abraços.

  9. ontem fui a um restaurante japones aqui no Rio, e comi o sashimi de peixe prego. nunca tinha comido, é extremamente delicioso… eu tenho estomago de avestruz e nao senti nada diferente nao…

    eu acho que vale o sacrificio… eu ja nem sei se o sashimi de salmao é melhor que de peixe prego…

  10. É uma delicia esse peixe..só vou em rodizio que tem esse peixe..antes eu comia só salmão..agora praticamente só como de peixe-prego..ontem mesmo comi um temaki desse peixe…
    ”efeito colateral” só tive duas vezes, quem conhece o medicamento xenical sabe qual o efeito..

  11. A primeira vez que comi sashimi desse peixe achei delicioso e não tive nenhuma reação.
    Mas ontem comi novamente (em maior quantidade) e hoje fiquei mal e não sabia por quê.
    Acho que acabo de descobrir!

  12. Ane, seu comentário foi perfeito. Embora eu nunca tenha feito uso do xenical, pela reação que tive ao ingerir algumas dezenas de sushis e sashimis de peixe prego, logo imaginei que o efeito deveria ser semelhante.
    Gostaria de deixar uma sugestão para aqueles que querem mandar ver em um rodízio de sushi: tomar um remédio para o estômago (não gostaria de dizer o nome, pois não seria correto) antes e outro depois do rodízio. Sinceramente, não dá para ir a um rodízio de sushis e sashimis e comer 5 fatias de peixe prego! Já comi também carpaccio de peixe prego com molho de kiwi e gostei muito. Preciso parar de escrever porque já estou ficando com fome…

  13. Valquiria Ramm

    Poxa vida, tive a infelicidade de sentir os efeitos e olha q

  14. Esse peixe é assassino… Comi ele, é mortal… Diarréia da brava e de quebra um óleo nojento que fica boiando na água. Esse peixe deveria ter sua comercialização proibida.

  15. sou de piracicaba , passei a vespera de ano novo internado tomando soro, eu e minha namorada, nao conseguia controlar meu corpo, tive que colocar um absorvente na bunda….alem de nao poder comer nada, na virada…fiquei soltando puro oleo fedido…. cheguei a denunciar o estabelecimento, pensando que era peixe podre…..
    nunca comam esse peixe, deveriam sim proibirem……..

  16. mauricio miranda antunes

    Fiz um comentário em 28/02/2010 sobre os riscos do consumo deste peixe. Parabenizo o Fabrício pelo seu comentário bastante contundente. Este peixe é um problemão e sugiro mais uma vez que os proprietários de restaurantes deixem de oferecer este peixe aos clientes. O interessante é que mesmo sabendo destes efeitos colaterais, continuam colocando os seus clientes em riscos. O que objetivam atingir com esta prática?

  17. Parabéns pelo texto. Mas pelo que andei lendo, a culinária japonesa nunca usou esses peixes que causam diarréia. Eles foram adaptados pois são mais baratos. Possuem sabor agradável, mas fazem você defecar óleo laranja. Esse sashimi falsificado foi proibido também na Austrália.

  18. Gente, vou confessar, sou apaixonada por sashimi de prego. E como mocinha que tem dificuldades para ir ao banheiro, adooooooooro mais ainda. Mas para quem não tem esse tipo de problema, #ficadica de não abusar, pq esse peixe é babado mesmo.
    Suuuperparabéns pelo post!

    =)

  19. Poeta do vaso

    “Não tomei canja, e o que saiu foi óleo laranja, no vaso não quero mais que chova, descobri aqui, foi mesmo a anchova…”
    “Em mágoas estava imerso, já desesperado, fiquei feliz e fiz este verso,sinceramente, obrigado!”

  20. Sou testemunha do efeito devastador da anchova negra. Tive que usar os absorventes da minha mulher durante 3 dias. Haja óleo.

  21. Comi umas 10 laminas desse peixe, nao sabia de nada, tive uns gazes fracos e quando ia ao banheiro defecar ficava esse óleo laranja boiando na água e que tinge a privada.. confesso que fiquei bastante assustado e achei que fosse problema de pâncreas. Ainda bem que existe internet, achei as pessoas reclamando nos EUA desse problema ( http://ehealthforum.com/health/topic10871_40.html ), e concluí que era a tal das fatias brancas de peixe que comi a 1 dia atrás num restaurante Japones em Moema…

  22. gostei muito da materia

  23. O post é muito legal, e ele adverte as pessoas de que seu consumo deve ser moderado. Eu trabalho com peixe e comi a algum tempo senti sim os efeitos e o pum molhado é o pior de tudo, mas paciência. O problema e que as pessoas primeiro comem pra depois pesquisar na net as coisas… se pesquisasse antes teria consumido pouco e não teria tão sérios efeitos. Eu sou sincera em dizer que bem temperadinho comi umas 400grs sózinha e sabia o que me esperava, mas o peixe é muito bom..

  24. Cristina de Piracicaba

    Meu esposo tambem comeu esse peixe, na rua do Porto onde existem muitos restaurantes que vendem peixe… o nome do restaurante é RESTAURANTE DO CHEVETTE… o peixe é muito gostoso e ele pensou que estava comendo o melhor peixe do mundo…. em nenhum momento foi alertado para um possivel efeito colateral devastador… o que aconteceu no dia seguinte ao consumo… puro óleo na privada e um medo irracional de soltar gases o que poderia levar a uma inundação com o tal óleo….deveriam sim avisar … ficando cada pessoa responsável por ingerir-lo ou não….fica o alerta pessoal…

  25. O efeito do peixe também me assustou e estou mais calma com as informações aqui do site.
    Ele também é conhecido como congro negro, o peixe é uma delícia.
    A médica me receitou um monte de remédios e nem sabia o que era…
    Obrigada pelos registros.

  26. Como eu costumo beber muito, quando o papel higiênico começou a escorregar da minha mão e eu ví a mancha de óleo maldito no trono, imaginei que meu fígado estava virando patê e que só teria mais algumas horas de vida, não sabia se ligava pra minha mãe pra me despedir..
    foi fogo na ropa!!! (nas calças, pra ser mais preciso)

    Ao longo do dia me acalmei, cruzei as informações na minha cabeça e resolví tentar de novo 15 dias depois. Resultado: DIARRÉIA LUBRAX DE NOVO!!! e dessa vez eu estava em um carro com 4 amigos em uma viagem de 15 horas pro Sul..
    Sinceramente, acho que perdí alguns amigos depois dessa viagem. estou até a pensar com meus botões em escrever um sertanejo universitário entitulado o “peixe agulhão da solidão”..

    Se ao menos aquelas raspinhas de limão não fossem tão saborosas..

    • Jayme meu amigo, parece que somos gêmeos, cara teu texto é muito bom, aconteceu exatamente isso comigo(aliás ainda está acontecendo), cheguei a chorar de tanto rir do seu texto e quase me caguei. Somos almas gêmeas pois eu também bebo pra carilho. Grande abraço companheiro de copo e de vaso !!!!

  27. Gente, eu como mesmo assim. Fiquei quase 8 meses de dieta e não emagrecia 1 grama… comecei a ir no japonês todo dia, e como só o prego com muito limão…. tem 2 meses e ja emagreci 5 kg.
    Mas olha só, depois de um tempo o estomago se acostuma com o lubrificante…isso passa. Eu é que não vou deixar de comer prego por causa disso.
    Posso comer uma coxinha em um lugar suspeito e ter o mesmo resultado. Sou contra a proibição, afinal fogão, marido e c* cada um conhece o seu.

  28. vitortrotamundo

    Adoro esta bagaça, mas mais que 10 fatias são suficientes para virar o “aguaceiro”…

  29. Agora aconteceu comigo, comi esse peixe e no dia seguinte soltei um pum e me molhei inteiro, calça cueca e tudo mais, infernal o cheiro. Imagina você mostrando para sua mulher como você ficou cagado.

  30. Caraca bicho…se tivesse lido isso antes…

  31. Que boa noticiaa! Pensei que estava morrendo!!
    No começo achei que minha menstruação tinha virado laranja, mas depois vi que vinha de outro lugar…
    Nunca mais como anchova sem saber a procedência… ainda bem que estava em casa, imagina se estivesse na casa de alguém!!

  32. Uma vez comi esse peixe em um rodízio japonês. Comi tanto (pois é muito bom!!!) que no dia seguinte, estava no carro com a minha namorada e ao soltar um pum despretencioso, me melei todo! acabei peidando molhado! tive que ir p/ casa me trocar. E fiquei com medo das minhas roupas ficarem manchadas de gordura, pois é um peixe muito oleoso. Hoje em dia aprecio somente com moderação. O Problema é que até hoje minha namorada zomba de mim…

  33. cara, isso aconeceu comigo ontem.. hoje vim procurar na internet e descobri seu blog. comi muita anchova negra no sábado e ontem fui soltar um peido, saiu um óleo com bosta sinistro que manchou minha cueca branca toda e a mancha não quer sair de jeito nenhum. o jeito vai ser jogar essa cueca fora. eu nunca diria que o culpado disso seria o peixe, que por sinal é muito gostoso.. e o pior é que não tem como limpar a bunda de jeito nenhum.. você passa o rolo de papel inteiro na bunda e parece que nunca vai terminar de se limpar, a cada passada sai o papel lambusado de óleo! o jeito é entrar num banho pra se limpar. agora vou ter que manerar um pouco nesse peixinho

  34. Comi sashimi ontem. Foram entre 300 e 400 gramas, não sabia dos efeitos do peixe. O sabor é maravilhoso. Uma das melhores coisas que eu já comi. Hoje eu descobri que ele é conhecido como peixe xenical. Não é brincadeira. Não dá tempo de chegar ao banheiro. O óleo escorre, às vezes até sem perceber. Não dá pra sair na rua.

  35. Paula - Americana

    Fui na rua do Porto Domingo passado. No tal restaurante Chevette, meu namorado foi na churrasqueira e pediu um dica, chegou na mesa e perguntei – Qual vc pegou? resposta – Ah seilá, alguma coisa negra…
    Já sabem o que aconteceu né…
    O pior é que só comemos peixe, foi 1.500kg de peixe pra três…mas acho que o cara do restaurante fez sacanagem, pois não pedimos tanto peixe assim…acho que ele pensou “É hoje que esse peixe sai do estoque!!”
    Na segunda minha mãe liga desesperada falando o que comemos com cor laranja…culpei o cuscuz…coitado…!!! rs
    Ela ainda esta com os efeitos colaterais e hoje é quarta….

  36. Gustavo Costa

    Fui na rua do porto em piracicava e comi no Porto das Aguas esse peixe.
    Como vou quase todo mês lá resolvi escolher um peixe diferente, achei mto bom o peixe…mas nao pretendo come-lo nunca mais….
    No outro dia , acordei atrasado para ir trabalhar, me troquei, qdo ia sair veio um suuuuuuuuper gás…mandei ver….fez um barulho estranho…olhei na cueca so duas manchas…passei o papel assustei com o oleo laranja..minha esposa teve o mesmo sintoma e resolveu pesquisar e viu que era o peixe…to puro oleo….e nao da pra segurar o pum com os beiços escorregadios!!
    Tomara que passe rápido….

    • Nossa ,achei que estava com alguma coisa grave. Graças a Deus, achei a explicação para o que estava acontecendo comigo. óleo laranja, nunca mais como esse peixe!

  37. Passarinho que come pedra (ou anchova negra) sabe o (*) que tem… e descobri que o nome desse passarinho eh caga-sebo.

  38. Cara, estava ficando preocupado, comi uns sushis essa semana aqui em Maceió, e hoje defequei um óleo laranja. Corri para internet pra saber mais sobre algo e vi este texto, me tranquilizei na hora. Realmente comi um peixe branco, não sei se é esse prego, mas estou mais tranquilo agora, Valeu.

  39. Estou defecando esse óleo laranja e por isso vim pesquisar na internet. Você não consegue imaginar o quão aliviado estou ao ler seu post. Essa é a segunda vez que acontece comigo, porém nunca havia ligado a causa a consequência. Confesso que já estava ficando preocupado. Bom, mas resumindo, adivinha o que comi ontem no kilo? Me intupi da tal achova negra. Agora é esperar passar. Valeu pela dica

  40. Comi o peixe e não sabia do óleo. é um negócio hilário. eu cagava tanto óleo que achei que tinham tomado algum chá e descoberto a formula do emagrecimento.
    Na peixaria perto de casa tem uma promoção..

    Compre a alchova negra e ganhe uma fralda geriatrica.

  41. Obrigada comigo aconteceu a mesma coisa e já estava começando a ficar preocupada obrigada porém esclarecer

  42. já imaginou uma pessoa de idade crente que está aproveitando uma refeição saudável e consome sem saber este peixe-dendê??
    é OBRIGATÓRIO AVISAR!!
    ANTES DE ONTEM EM UM RESTAURANTE EM UBATUBA APRESENTARAM-ME ESTA IGUARIA.
    TEM DOIS DIAS QUE VIVO SOBRESALTADA E SÓ USO ROUPAS ESCURAS, NAO TEM SEGUNDO AVISO NÃÃO!!
    E VOCE FICA CHEIRANDO O MALDITO, EXALANDO ANCHOVA NEGRA, É UMA M***.
    E MEU NAMORADO TAMBEM PASSOU MAL ACORDOU NO MALDITO DENDÊ, Ô RAÇA!

    VOU LIGAR NO RESTAURANTE E PEDIR PRA FALAR COM O GERENTE DO RESTAURANTE.

    SAÚDE Á TODOS!

  43. Meus amigos, eu comi um peixe chamado namorado(segundo o mala do vendedor da peixaria) em postas no forno. Uma delíca, carne bem branquinha, poucos, suculentos e moles espinhos.
    Já são 3 dias que ando com o estomago embrulhado. Aliás, eu já tenho má digestão e esse não é o problema. Há 2 dias venho defecando fezes moles com várias manchas de óleo grandes na privada bem alaranjadas – uma cor maravilhosa, eu diria encantadoras, pois passaria horas e horas apreciando-as. Corri pra internet hoje, e nesse instante posso me sentir mais aliviado. O grande nó da questão está na sujeira que esse óleo promove. É um limpa limpa, mela mela de mão, ai ai ai ai – ninguém merece ter de ir ao banheiro e ficar se lavando toda hora. Lembrem-se desse nome `Peixe namorado`muito cuidado!

  44. Gente, to aliviada de saber que nao to morrendo! Estou gravida de 4 meses e fiquei preocupadissima achando que estava liberando liquido aminiotico. Peixe maldito!

  45. Sao Google….
    Comi este peixe ontem e já estava indo para o hospital, considerando apenas uma escala para o necrotério.
    Muito bom, mas realmente deviam avisar!

  46. Caramba, este post salvou minha vida. tava chorando no banheiro já. é a terceira vez que isso acontece. achei que tava morrendo. e pqp eu amo agulhao, amo peixe branco no rolê dos sashimis. HAHAHAHHA viva o blog!!!!

  47. vitortrotamundo

    Não tem jeito.. O peixe é muito bom!

    Quarta-feira eu comi de monte, mesmo sabendo das consequências, que acabaram se efetivando mais uma vez!

    Viva o peixe! :)

  48. Essa semana minha mãe comprou aquele peixe maldito ( anchova negra), todos nós comemos e era realmente o peixe muitooo gostos, mas no dia seguinte tds estavam cagando óleo laranja, e meu pai foi o pior. Dica nuca coma essa desgraça!

  49. gelera morri de ri com os comentariois de vcs.comi esse peixe e fiquei preocupado mais agora estou tranquilo !!!vlw

  50. Cara vc me deixou bem mais tranquilo!! Exagerei no rodizio ontem comendo anchova negra e hj tive os sintomas do oleo laranja…. Entrei em desespero tava pra ir no medico… Vc me poupou umas 4 hrs de espera do pronto socorro. Mtoooo Obrigadoooo!! =D

  51. bonequinha

    galera, esse peixe é sinistro mesmo!!! Quanto tempo mais ou menos dura essa diarréia? Estou desde ontem de manhã… :( hehhehe

  52. Nossa,

    Ri tanto com os comentários, que me caguei todo, to todo sujo de oleo laranja.
    Ainda bem é o peixe, pensei que o figado já tinha ido embora uauhahauhua.
    mas com molho de maracuja, e assado é muito bom!

    Obrigado pelas informações.

    • Ivan - Americana

      Fui no KATANA sabado, muito bom, e fui apresentado ao tal prego, porem, com o aviso, alias, fantastico da Gerente Silvia sobre os efeitos.

      O peixe é maravilhoso.

      Fazia muito tempo que nao ria tanto! com os posts aqui, mas vou experimentar de novo!, só nao vale exagerar!

  53. Estava eu aqui procurando uma receita para fazer com as anchovas negras que meu marido comprou pra hoje à noite e agradeço a dica para o consumo com moderação. Vou arriscar em prepará-lo, mas só para ‘experimentar’ mesmo, afinal, apesar de quase morrer de rir com os relatos hilários de vcs, não quero passar pelo mesmo!!!

  54. Já compre ele duas vezes, na1ª como congro rosa, fiz no forno ficou muito bom mas um pouco enjoativo, este mês compre com congo negro fiz tipo strogonoff, não gosto nem de lembrar, o restante fiz no forno só com limão e sal, mas atacou de novo os efeitos colaterais, resolvi pesquisa sobre o tal peixe, foi muito bom, os comentários são hilariantes. Estou preocupada com minha prina de quatro ano, ela gostou muito.

  55. Agradeço ao pessoal do site pelo esclarecimento. Como outros que aqui comentaram, fiquei com um pouco de medo. Tive esses sintomas várias vezes mas nunca liguei os mesmos ao prego. Imagine que mais ou menos de 10 em 10 dias venha esse sintoma sem aviso. Digitei no google “fezes oleosas” e os resultados não conduziam ao prego mas sim à pancreatite crônica ou cirrose. Eu passei do ponto da preocupação e já estava me conformando.
    Este site me aliviou e me ensinou a não pedir mais esse peixe delicioso.

  56. Vagner 20/11/2011 às 9:12 hs.

    pessoal pensei que estava enfartando, tamanha era a dor no peito devido a quantidade de gases ali formada!! Pensei até em ir ao hospital, porém depois esta dor virou diarréia e aos poucos foi passando, agora pela manhã recebí um email de um amigo o qual degustou comigo esta perigosa iguaria e ao lêr estes comentários estou mais tranquilo.

    Irei divulgar este caso.

  57. Comi este peixe ontem num restaurante no Centro do Rio com o nome de Congro Negro. Meus amigos, os efeitos colaterais são terríveis… enjoo, gases, cólica e a diarreia oleosa chegam a assustar. O óleo laranja realmente lembra os efeitos colaterais do Xenical… Péssima experiência!!

    O peixe realmente é uma delícia, mas não recomendo.

    • Gete o q é isto? ri muito dos comentarios pois eu e meu marido estamos na mesma situação. Fomos na rua do Porto e o garçom nos indicou um novo peixe …. adivinha o qual? pois é o “mancha negra melhor o mancha laranja”. rsrsrs

  58. comi esse peixe e estou defecando oleo achei que iria morrer rsrsrs aimda bem que encomtrei estas respostas obrigado estava comedo rsrs

  59. meu DEUS vcs nao acredita me caguei na academia meu amigo me disse nao vai e eu disse a ele eu ja melhorei e ele falou naõ vai e fui na hora que fiss agachamento pra perna o oleo desceu nas pernas aimda bem que nimguem percebeu lavei taquei alco nas pernas e vim embora cagado de oleo meu pai e meu irmaõ chorou de rir

  60. Alexandre Piracicaba

    Maldita Anchova Negra!!! Fui num restaurante na Rua do Porto, em Piracicaba, e um amigo sugeriu esse peixe. Achei ele saboroso, porém horas depois fiquei com o estomago pesado e quando achei que estivesse peidando, saiu o óleo do peixe que borrou minha cueca e calça. Andei do meu trabalho até me casa e nem imaginava que havia uma roda de óleo atrás.
    Caso comam esse peixe, consumam com moderação! O efeito é desagradável.

  61. Obrigado pela dica! Entendi e esclareceu meu “problema” matinal….hehehe

  62. Ri tanto que não me contive, tive que ir ao banheiro! kkkkk Peixe maravilhoso, mas não senti tanto os efeitos colaterais. Acho que estou acostumado com a comida da minha Bahia. O melhor comentário, por sinal, foi chamá-lo de Peixe-Dendê. huauhahuahua

  63. Anchova negra assassina

    Muito obrigada pela informacao, realmente achei que tava comendo o melhor peixe do mundo e no dia seguinte machei a cadeira e minha bermuda nova… Nao precisa nem soltar pum, o oleo sái mesmo que vc passe o dia trancando o botão. Agora é ter paciencia, absorventes e aguardar todo o oleo sair de mim. O pior eh q fui no japones 3 dias seguidos pra comer anchova negra, lubrificante natural.

  64. Ontem fui no japones e abusei dele, umas 12 tiras + temaki, hoje notei que em minhas fezes saia junto um liquido alaranjado e oleoso, agora fico mais tranquilo e não consumo tanto desse mesmo peixe, rs.

  65. Graças a vcs descobri o que aconteceu comigo e com minha família após o consumo da anchova negra. Delicia de peixe mas chuva de óleo depois. Assusta quem não sabe de onde vem aquela coisa toda. Muito obrigado pelas informações…

  66. Anchova negra

    Ontem meu marido e eu fomos na rua do Porto em Piracicaba e comemos o tal peixe delicioso, eu até agora não senti nada, mas meu marido está com os sintomas descritos acima.
    Agora estou com medo, será que ainda vai me dar alguma coisa??? Estou com medo até de ir na academia…
    A sorte é que um dos churrasqueiros lá da rua do Porto nos alertou quando estávamos indo embora… Já era tarde, mas pelo menos meu marido não está pensando que é caso que só coveiro resolve… Agora para ele é usar cueca preta e aguardar, rs…

  67. Livia Santos

    Por que quando como Congo Rosa me da uma dor muito forte no estomago e sai muito óleo quando vou ao banheiro evacuar?

  68. É tudo verdade, onte estive em um restaurante japa e comi este peixe, e me assustei com o após ir ao banheiro hoje, parecia que tinha comido um barrio de óleo.

  69. NOsssa, ri demais com os comentários!! Já como sashimi de PP há um tempão, nunca me fez mal nenhum!! Devo ter estomago de avestruz, pois como um montão!! Caraca, é um perigo mesmo pra quem tem trato digestivo sensível!!! Estou esperando meu marido trazer a comida japa, vai pegar aki no NAKOO em SBC e resolvi pesquisar sobre esse peixe que tanto adoro. NUNCA fez mal nenhum!! Será que depois de ler isso tudo vou ter dor de barriga psicológica?? hahahahh não queria ter lido esses coments. bEM, se não voltar a escrever é pq foi tudo bem!!

    • Na verdade acho q não é preciso ter trato digestivo sensível. Basta não ter o intestino preso. Eu como de tudo e nunca tenho nada. Mas se abusar do peixe prego, comendo um grande temaki ou muitos pedaços… Posso esperar o tal líquido laranja… Na primeira vez fiquei assustadíssimo.
      Parece que por vezes ele está mais ou menos forte, valendo perguntar para o garçon se o peixe prego tá pegando forte no dia.
      uns 3 pedaços,

  70. Fiquei feliz de descobrir esse blog e de ver tantas vítimas do óleo laranja ( da rua do porto em Piracicaba!)

    Aconteceu comigo. FDPs dos caras do restaurante Porto das Aguas na rua do Porto/Piracicaba serviram um pedaco bem maior do que eu havia pedido. Eu até questionei o peao da churrasqueira. ‘Poxa esse pedaco é muito maior do que eu pedi.’ Depois, acabei até achando legal ter vindo um pouco a mais. Levei o resto pra casa, e a noite, comi dois filoes com uma bela fatia de anchova negra em cada. Delicia! Comi feito rei…. A tragedia foi hoje de manha. Soltei um pum básico, e destrui uma cadeira, Mas nao percebi nada. Passei uma boa parte do dia procurando de onde vinha aquela maldito cheiro. Fui ao supermercado, e o cheiro me seguia. Olhei meu sapato mil vezes… o fedor tava meio que me perseguindo. Um maldito cheiro de chiqueiro…
    Demorou pra eu entender o que tinha acontecido…. foi só mesmo quando a segunda descarga de óleo aconteceu que caiu a ficha que alguma coisa estava errada, MUITO errada. ANCHOVA NEGRA nunca mais.

    Eles deveriam avisar… pelo menos pra quem vai com criancas que era o nosso caso.

  71. Roberto (Curitiba)

    Opa…um pouco mais aliviado ! Me entupi de sashimi deste peixe no último sábado (04/02/2012) e logo que cheguei em casa já veio aquele montão de óleo laranja no vaso sanitário. E no domingo, borrei a cueca sem perceber.
    Fiquei super preocupado, pois tenho problema de esteatose hepática (gordura no fígado) e achei que já tinha ido tudo pro beleléu, pois minha irmã falou que era problema da bílis e podia ser grave…
    Agradeço a quem postou e também aos comentários…
    Abraço.

    • Roberto (Curitiba)

      ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
      quase 10 horas depois de postar meu comentário, e estar mais tranquilo, voltei a ler os posts…tem cada um q vc se mata de rir (mas na 1ª vez que lê tua cabeça tá tão transtornada que nem repara)…só que como ainda não passou, tenho que ter cuidado pra não me melecar mais ainda…

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

      * ps: será que pega mal “roubar” um absorvente da minha mulher ?

  72. Só pra constar a importação de enchova negra foi proibida pela Itália e Japão, e na Austrália ela não pode ser vendida como alimento.

  73. A Anchova Negra é um peixe delicioso mesmo e muito oleoso, mas esse óleo deve fazer bem (omega 3), rsrsrs, mas é preciso resistir a gula e comer moderadamente, no máximo umas 5 fatias intercaladas com outras conco fatias finas de limão, assim dificilmente dará problemas, os sushimans apenas deveriam ser mais profissionais e avisar para comer pouco.

  74. ki.2109@hotmail.com

    Eu fui em um restaurante japonês aqui de SP, ontem, com meu marido. Experimentei pela primeira vez o tal Peixe-Xenical. Eu não senti absolutamente nada ONTEM, hoje pela manhã fui fazer xixi e percebi minha calcinha suja e entrei em desespero. Estava achando que minha mestruação estava alaranjada, ou que seria um possível problema no fígado. Agora de noite, aconteceu DE NOVO, sem eu sentir, eu só vi escorrendo pela perna e entrei em pânico. Já estava para ir no pronto-socorro, ainda bem que eu resolvi dar uma fuçada no google, ANTES, para evitar horas de espera no PS e mtas vezes um mal-atendimento. Viva a internet, rs! E é ótimo saber que a desgraça não é só com vc!!!! rsssss, ótimos os comentários! Vale deixar o depoimento feminino, pq outras mulheres podem pensar o que eu pensei, que tinha a ver com a mestruação!

  75. Fui a um restaurante self service ontem e me servi de um belo pedaço de congro negro (mais um dos nomes deste peixe). Trata-se de um peixe branco, carnudo e delicioso. Já havia comido ele anteriormente, até mesmo em sashimis, e, como adorei, coloquei uma poção generosa em meu prato. Enquanto comia, comecei a ficar enjoado, a ponto de ter que abandonar mais da metade do prato na mesa…
    Passei o resto do dia enjoado.
    No dia seguinte, acordei soltando jatos de um óleo laranja mal-cheiroso a cada peido que soltava: era o presságio de uma diarréia terrivel e oleosa que infestou o meu banheiro.
    Achei que estava com pancreatite, cálculo na visícula ou coisa assim… após inúmeras pesquisas pelo Google, encontrei alguns relatos sobre estes sintomas após a ingestão de certos tipos de peixe.
    Este blog surgiu para confirmar a informação: este peixe é um perigo! Tomem cuidado.

  76. Pqp, acabei de chegar do restaurante japonês, achei o nome do peixe bonito e fui provar, adorei e pedi mais, por fim comi umas 10 fatias, agora é so esperar de fralda, para amanhã começa os efeitos, ainda bem q ja vou estar no hospital pq sou enfermeira e amanha to de plantao, so assim deito numa maca e so fico trocando as fraldas…kkkkkkkkk

  77. Gente me matei de rir dos comentários… hahahah.. Compramos filé de peixe prego e eu fiz ontem no almoço, assado, uma delícia. Eu não tive nada mas meu marido chegou atrasado hoje no trabalho pq peidou e se sujou de óleo, tava ele lá lavando a cueca e até a calça no chuveiro hahahhaha.. Daí achei estranho e vim pesquisar, tava achando que ele tava com giárdia (pq dá fezes oleosas) mas me toquei que foi depois do peixe… e aí encontrei esse texto aqui, graças a Deus ahehaehae… Agora é esperar passar… mas tem mais peixe no freezer, e agora? hahaha..

  78. Nossa, eu achei que estava com alguma doença grave…rsrs..Fui almoçar e comi o tal peixe, deliciosissimo. Á noite passei muito mal, doeu o estômago, enjoo e td mais. No outro dia fui ao banheiro e tive que jogar até detergente no vaso de tanto óleo. Nunca mais eu como.
    MAS O PEIDO OLEOSO É MUITO VERDADE..RSRSRS.

  79. Almocei ontem em um restaurante perto do metrô Conceição, aqui em São Paulo, onde estava escrito “Robalo no Forno” na placa, mas não era robalo e parecia anchova, mesmo assim peguei um grande pedaço do lombo de um peixe branco, de início saboroso porém gordo e enjoativo no fim. Ainda ontem, já de noite, comi para matar saudades um miojo daqueles de R$ 0,90. Hoje, passei estranho o dia inteiro no trabalho e fiquei culpando o miojo. Mas, agora há pouco em casa, navegando na internet saiu de mim sem pedir licença, como posso dizer, uma cusparada de óleo que passou pela minha cueca, meu shorts e melecou o estofado da minha cadeira!!! Muito foda, desesperei totalmente, pois já tenho problemas gastros e achei que agora não tinha mais jeito. Depois de encontrar esse blog e rir aliviado dos comentários fica a dica: não misture peixe branco carnudo não identificado com macarrão instantaneo..

  80. Fiquei aliviada de encontrar tantas pessoas relatando o problema. Comi peixe prego duas vezes, nas duas últimas semanas, e nas duas ocasiões tive o efeito colateral do óleo alaranjado. Já estava preocupada e ia ligar para o meu gastro amanhã pedindo um atendimento de urgência… achei que pudesse ser algum problema no pâncreas. Obrigada pela matéria!

  81. José Carlos Fausto Narciso

    Pessoal, ri tanto que até fiquei preocupado com o possível resultado, uma vez que ontem a noite comi 20 fatias do maravilhoso peixe prego. Eu conheço o efeito colateral, mas, como já tomei Xenical em certa ocasião, é possível conviver com o “efeito colateral”, e em minha opinião, o sabor do peixe vale a pena. O problema é o óleo com cheiro de peixe no dia seguinte…não é mal cheiroso, só que deixa o banheiro com cheiro de peixaria…rsrs.
    Apesar do efeito Xenical, não creio que haja nenhum outro problema na ingestão do peixe, pois,os países que o proibiram o fizeram apenas por causa dos efeitos gastrointestinais. No Japão se come sachimi de Baiacu, que pode ser mortal, e no entanto, embora hoje seja proibido ainda é servido às escondidas.

    Não deixarei de saborear o peixe prego só por causa disto, suportei o Xenical por dois meses e sem nenhum resultado em minha dieta, portanto, o sacrifício, em minha opinião, vale a pena…

  82. José Carlos Fausto Narciso

    Dando mais uma olhada a respeito do peixe prego, encontrei as informações abaixo:

    Encontrado em águas profundas, o peixe-prego alimenta-se de pequenos tubarões, peixes ósseos e caranguejos. É rico em ômega 3 e fonte de ferro, zinco, potássio e fósforo, nutrientes indispensáveis para o fortalecimento do sistema imunológico. Também apresenta como a maioria dos peixes, grande quantidade de vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo celular.

    Como eu suspeitava, além de não fazer mal (exceto o desconforto intestinal quando se come muito), é muito bom para a saúde, especialmente a cardíaca…

    José Carlos

  83. Pois é!! Eu sei do que se trata!! hahahahahahaa
    Só não achei que fosse “tão” comum!!!

  84. Ai que alivioooooooooo, vendo esses comentários fico tranquila, o pessoal daqui do escritório foram pescar no mato grosso e adivinha ? peixe no almoço tucunaré era o nome do tal, a noite cheguei cansada sentei no vaso susto total com o tal pum devassador…puro óleo laranja, claro que a noite foi péssima, pela manhã no escritório outro susto, desabei chorei sem parar achando trancada no banheiro achando que ia morrer! pois nunca tinha escutado pum com óleo…mas graças a internet e aos depoimentos estou rindo a toa kkkkkkkkkkkkkkkkkk bjs a todos.

  85. Gilberto Duru

    Fui ao Suzuran, em Manaus, onde os pescados são de 1a. O sushiman, sabedor q gosto de novidades, me disse q havia recebido mini-polvo, enguia e…prego. Foi amor a 1a degustação! Manjar dos deuses. Adeus salmão, adeus atum…Acho q tb tenho estomago de avestruz pq comi a beça e nãoteve nenhuma rebordosa..

  86. Sensacional a utilidade pública desse tópico!
    Comi esse tal de Congro Negro na quinta-feira e no dia seguinte sujei as calças logo de manhã. Achei que estava com alguma verminose ou etc. Viva o GOOGLE!

  87. Ppqqqpp, to todo cagado! Vou ter q faltar a academia hj!! P bosta ein?? Acordei todo melado de óleo e fede pra caralho! Fui inventar de pedir 16 laminas dessa merda! Q saco!

  88. Estou chocado! Nunca ouvi falar de peido oleoso, diarréia e afins por causa deste peixe. Eu adoro e como de monte, nunca tive efeito colateral nenhum, o problema é que neguinho vai em rodízio come de tudo e de monte e depois põe a culpa no pobre peixe. Hei tive uma idéia, manda o peixe pra cá que eu dou um jeito nele!

  89. olá pessoal!! Dono do blog tá de parabéns!! me matei de rir!!! e olha que tava preocupado pra caraca com essa tal de óleo amarelo, gordura sei lá!! achei que era hora de ir na médica do intestino ou sei lá!!! Santa INTERNET QUE SALVA A GENTE !!! Mas que me lasquei desde ontem !! ah me lasquei todinho!! e haja papel e forévis meladinho!!! kkkkkkkkkk cuida com esse tal de prego, comi pra caramba!!! o Prego na verdade fui eu!!!

  90. era cuidado com esse tal de prego!!!

  91. Daneil Oliveiros

    Ainda bem que buscar no Google “Peidando Gordura” resolveu o meu problema.

  92. Comi um peixe prego preparado em casa por minha esposa, receita dela mesmo,em papel alumínio no forno com legumes ( brócolis, cuove-flor,cenoura, batatas, ervas de Provence, limão, sal e molho branco), coisa dos Deuses. No almoço acompanhado de arroz branco e a sobra requentei no jantar.No sábado um dia após, começaram os efeitos, fui dar um pum no sofá e lá se foram as cuecas, a calça do abrigo e a almofada. De tarde fui ao meu trabalho caminhando para por a correspondência em dia de bermuda bege e tive que pedir socorro a minha esposa, borrou tudo.Já tnha comido outras vezes e não tinha tido problemas, como em tudo o problema maior foi no exagero. agora enquanto digito, domingo 09:40hs. os efeitos se manifestam, é uma corrida ao trono e o estoque de cuecas se esgotando. Vou preparar para um genro meu que é guloso, gosta de comer nas costas dos outros mesmo ganhando bem mais e além de tudo é um putanheiro que não respeita ninguém.

  93. Hatsuo Saito

    Moro em Guarulhos/São Paulo. Onde comprar esse peixe prego que não acho em lugar algum?
    Quando percebi que soltava óleo na privada, pensei: Nossa, como nosso organismo trabalha bem!… Consegue separar o óleo do “coco”!!!
    Apesar desses problemas, sou viciado neles, pois meu estomago é forte!…. kkkkk

  94. Tive todos os sintomas..oleo no vazo e pior ..cada peido ..oleo amarelo na cueca ! Gordura no fiofo ! Procurei no Google. E cheguei a pensar em pancreatite ou estertorreia ..doença no fígado. …etc…peixe saborosíssimo ..peixe xenical eh bom !

  95. Esse tal de peixe prego é assassino mesmo, imagino ele ser usado em uma batalha…rsrsrsrs
    Já sei o que dar ao meu inimigo. Mas vamos lá, um dia desses gulosa como sempre resolvi comer o tal do peixe bosta (epa peixe prego). No dia seguinte pensei que estava com uma destilaria de óleo no intestino, gente que foi aquilo, era merda e óleo por todo lado, por mais que tentasse não conseguia ter controle sobre o meu corpo, a corredeira de óleo era involuntária. Quanto mais limpava, mais se lambuzava, e a roupa então, a cadeira do escritório, tive que mandar trocar o forro…rsrs, pensei que estava morrendo, muita dor, cólica, gazes e o mais interessante que a mancha alaranjada não sai da roupa de maneira alguma. Devereia ser usada para tingir tecido, certamente, a duração seria eterna. Parece que o maldito peixe se alimenta de laranja e azeite de dende. O fedor é terrível, parece que está dentro de uma peixaria.
    Mas que o peixe assassino é saboroso ninguém pode negar.

  96. Olha, era o meu peixe preferido até exagerar no domingo e estar com os efeitos colaterais até agora, 4ª feira rs rs.
    Estava desesperada também achando que estava com algo grave, quando achei esta publicação, parabéns ao autor, que livrou muitos de nós de passarmos por este super constrangimento em algum hospital por aí, explicando ao médico que estava com problemas de vazamentos involuntários…rs rs rs
    É realmente um PEIXENICAL…rs…Segunda-feira fui ao shopping, quando de repente me senti um pouco “melada”, fui correndo ao banheiro, quando fui ver, baita devastação da calcinha, fiquei desesperada sem entender, e passando os dias e nada disso melhorar, ia marcar um médico quando vi o post e fiquei aliviada, estou até achando graça agora, depois de ler tanta coisa que já aconteceu com os apreciadores deste xenical natural.
    É impressionante a quantidade de óleo, o cheiro forte, e como impregna nos tecidos!! Realmente, se alguém patentear como tinta, vai ficar rico, pq a cor não sai das roupas por nada, pode esfregar, jogar água quente, deixar de molho, nem OMO é páreo para este peixe. rs rs
    Quer tirar a prova de qual sabão é melhor? OMO ou VANISH? É muito fácil, o que tirar a mancha no PEIXENICAL, está APROVADO! kkkkkkkkkkkkkk
    Só milagre tira, viu? rs

  97. Morri de rir dos comentários!

    Certa vez, fui a um japonês e comi, sem brincadeira, umas 30 laminas de anchova negra.

    Tirando o óleo na privada, não senti nenhum outro efeito colateral. Talvez em razão de os sashimis terem sido maçaricados.

    Foi o sashimi mais gostoso que já comi. Vou correr o risco e repetir o prato, em breve.

  98. Na sexta feira fomos a um restaurante de comida japonesa, e hoje, Domingo, minha filha de 9 anos começou a apresentar fezes diarreicas com goticulas de gordura laranja boiando no vaso sanitário, ficamos muito preocupados. Sou pediatra, o que só piora a preocupação ! Ainda bem que li este post, ela foi a única que comeu este peixe (5 fatias). Estamos muito agradecidos pela informação . Muito Obrigada!

  99. Amamos sashimi e pedimos com frequência, dentre eles o de peixe prego e não sentimos nada, mas acredito que deve ser a quantidade, pois devo ter comido, no máximo, umas 3 lâminas, pois prefiro atum e salmão. Que pena que causa esses efeitos colaterais, pois é um peixe muito saboroso! Obrigada pela informação, também ficarei mais atenta e irei orientar minha família. Obrigada!

  100. Estou de férias em Recife e ontem a noite fui até o Pao-de-Acúcar em busca de um sashimi , como o salmão tinha acabado, pedi ao sushiman pra experimentar esse peixe branco. Achei uma delícia e trouxe 200 gr pra comer no hotel junto com duas cervejinhas. Tava tão bom, que voltei lá e comprei mais e também mais cerveja pra acompanhar a iguaria. Hoje de manhã, senti um cheiro estranho no banheiro do hotel quando fui fazer xixi e pensei logo que o lugar não tinha sido bem limpo pela camareira mas voltei pra cama e continuei peidando como de costume.Tamanha foi minha surpresa quando soltei um desses durante o banho e ao passar o sabonete na bunda e nas pernas, senti minha mão toda oleosa e com um cheiro horrível de alguma coisa que tinha saído de dentro de mim. Fiquei desesperado pois sou hipocondríaco e pensei que tinha algo de errado com meu intestino. Fui tomar café da manha e aconteceu de novo, um peido que saiu e me melou inteiro e também toda a almofada da cadeira que estava.
    Na hora da defecação matinal, vi uma mancha de óleo enorme na privada e lembrei de uma amiga que me disse sobre o que aconteceu quando ela tomou o tal Xenical.
    Coloquei tudo isso no Google , pensei que estava com pancreatite e prometi nunca mais encher a cara de cerveja, póis achei que tinha desencadeado alguma reação no fígado. Ao mesmo tempo fiquei impressionado ao imaginar que aquilo era só o excesso da gordura, e que a outra parte estava no meu organismo.
    Ainda bem que acabei encontrando essas declarações , já chorei de rir lendo-as e já até abri mais uma cerveja pra comemorar.
    Só estou com pena do próximo hóspede que ficar nesse quarto , pois a cadeira que estou sentado agora foi virada duas vezes, pois está toda borrada pelo óleo que brota a cada movimento peristaltico do meu ânus.

  101. haaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahah, gente maravilho nao saber que estou morrendo, quase liguei p minha mae, estou no trab fui ao banhiro depois do almoço, sismei que era a pimenta que eu sempre coloco um poquinho na batata, pooooo xinguei ate a decima geraçao do pessoal da cozinha! Mas o peixe é maravilho, aqui na comida japonesa se chama Hoddok, e ontem comi um maldito e delicioso temaki de haddok. Mas que coiss esquisita esse oleo alaranjado fortissimo, e olha que meu estomago é fortissimo, mas Muito obrigada, bjbj

  102. Ah!! Então quer dizer que não tem um alien morando dentro de mim?!!? Que bom saber!!!!
    Ok, mas o que fazer? Nada…é só ter paciência e continuar dando tchau para o coco laranja???

  103. fabio veloso

    nossa procurei no google tambem sobre a tal diarreia oleosa e laranja, e como outros posts que li aqui ri demais… comi ontem e arrebentei no sashimi de peixe branco, nossa sou viciado e rodizio e sashimi é o que mais como! ja aconteceu comigo umas 3 vzs isso e achava estranho pq não curto a parte dos quitutes fritos do rodizio japonês… como mais os in natura, ou cozidos, grelhados etc…depois de ver essa matéria, agora mais aliviado, porém queria saber se além desse efeito, esse peixe pode trazer algum outro grave ao organismo?! se alguém souber divida com os demais por favor! abraçoo

  104. EXISTE UM MEIO DE COMER PEIXE PREGO E NÃO SOFRER OS EFETIOS COLATERAIS E DE QUEBRA SABOREA-LO MAIS UMA VEZ… DICA: COMA 500G DE PEIXE PREGO E UM GUARANÁ DIET, DEPOIS GORFE TUDO…. NÃO FICA EFEITOS COLATERAIS.

  105. Cara, to eu, minha irmã e mãe rindo mto com os comentários!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Comemos esse peixe, achamos delicioso e comemos mto! De manhã acordei fui tomar um café e soltei um peido, senti um molhado na bunda e fui ver e tava todo cagado de óleo laranja!!! Minha irmã veio almoçar na minha casa e perguntei se ela tinha tido algum sintoma, ela disse que ainda não. Depois do almoço ela foi no banheiro e veio me dizer que tinha cagado azeite de dende!!! kkkkkkkkkkkkkkk
    Depois constatamos que minha mãe tb estava com o mesmo peido oleoso laranja!!
    Achei estranho e fui procurar no google `diarreia laranja´ e achamos o motivo!
    Agora da licença que o reverterio ta vindo, vou pra privada que não quero outra surpresa oleosa!

  106. ri muito com os comentarios, ocorreu comigo também. fui ontem comer sushi na mooca em sp. E me serviram peixe branco maçaricado, que delicia!!! arrebentei uns quatro pratinhos, minha esposa amou (como ela não come peixe cru, mandou ver uns 10) além do sushi que eu comi! hj estou na sala para aquele peidinho basico, vespera de natal!! que m3rd4!!! sujou calça, cueca, chão! Ao invés da casa ficar com cheiro de peru ficou com cheiro de peixaria! minha mulher ainda não foi no banheiro. estou até c/ medo. Pior qnd vc vai lavar a bunda, parece q passou um pote de vasilina. parabéns pelo post! :D

  107. Neste momento, estou passando o Natal, sozinho, pois não consigo sair, devido ao líquido oleoso alaranjado que sai… No meu caso, foi um ”pintado na brasa”. Gostaria que alguém sugerisse um tratamento ou qualquer coisa que melhore, por favor.

  108. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estou rindo até agora.Tenho uma peixaria e vendo esse peixe-prego mas eu aviso os clientes.Eu mesma sou uma vítima desse peixe.NÃO COMO MAIS!!!KKKKKKKKKKKSÓ VENDO…

  109. Eu já comi o “Peixe Prego” várias vezes, mas caguei normal!…
    Realmente é um peixe que dá um sashimi delicioso… O melhor que já comi.Pena que ele não se encontra com facilidade, nos restaurantes CHING LING.No mercado? Nem pensar!!!!…
    Quem tiver oportunidade de comer, que coma…Vale muito a pena “arriscar o vezamento pela bucha” rsrsrsrsrsrs….

  110. “Eliane, da peixaria”, por favor me dê o endereço da sua peixaria que eu vou lá comprar o prego.Adoro esse peixa, mas sei que não se encontra com facilidade.
    Eu moro em Nova Iguaçu-RJ. Fica longe?
    Agradeço a sua colaboração.
    Um abraço!

  111. Terminei de ler os comentários sentada no vaso sanitário, pq a cada gargalhada eu peidava laranja e fiquei com medo de manchar o meu sofá! Hoje quase tive um treco pq é a segunda vez que acontece comigo e achei que eu estava apodrecendo por dentro. Aí resolver ler no Google a e respeito e quase tive outro treco! Isso ta associado á problemas seríssimos… Liguei pro meu marido e pedi o caderninho do convênio e falei que tava peidando puro óleo laranja e que provavelmente estava doente! Esses sites deveriam colocar uma observação no final dizendo que o bendito peixe tbem dá essas complicações mas não é nada serio! Muito obrigada por postar essa informação!

  112. ainda bem que tive acesso a éssa matéria, ja estava ficando preocupado, também ingeri Anchova e comecei a evacuar um liquido oleoso, esse peixe é maravilhoso, principalmente para quem tem o intestino preso, rsss

  113. ONTEM FUI EM UM RESTAURANTE JAPONÊS AQUI EM CURITIBA,CONVERSANDO NA MESA COM MEUS FAMILIARES FICAMOS CURIOSOS EM SABER COMO ERA ESSE TAL PEIXE PREGO QUE POR SINAL É MUITO DELICIOSO,ENTREI EM MEU CELULAR NO GOOGLE E ME CHAMOU ATENÇÃO NESTA PAGINÁ QUE FALAVA SOBRE OS CUIDADOS COM O PEIXE PREGO COMEÇEI A LER OS COMENTARIOS E COMEÇEI A ME RACHAR DE RIR POIS UNS TEMPOS ATRAS EU TINHA COMIDO ESSE PEIXE ,MAS NÃO ME TOQUEI QUE PODERIA ACONTEÇER ISSO ,ACORDEI DE MANHA TINHA UMA RODELA NO MEU COLCHÃO QUE NÃO SOUBE DISTINGUIR OQUE ERA NO MOMENTO QUANDO ME DEI CONTA PENSEI, SERÁ QUE CAGUEI NAS CALÇAS COM IDADE DE 38 ANOS OU FOI PQ TINHA BEBIDO DEMAIS ME ASSUSTEI ACHANDO QUE ESTAVA COM ALGUM PROBLEMA E JAMAIS IMAGINARIA QUE O PEIXE PODERIA FAZER ISSO,UM OLÉO BIZARRO QUE SAI DO RABO NERVOSO,AINDA BEM QUE COMI POUCO DESTA VEZ E ESTOU VIVO HJ DEPOIS DE ONTEM PARA CONTAR MINHA HISTORIA VERGONHOSA!

  114. Cara
    aconteceu isso comigo hoje
    fui direto no google ver o que era
    ai batata encontrei esse link
    ontem comi bastante no rodizio
    é o peixe que mais adoro
    valeu a dica vou manerar!

  115. Guto Kitabashi

    Nossa, fiquei super preocupado pois aconteceu comigo hoje, se eu nao tivesse achado esta pesquisa no Google eu já estaria indo para o pronto socorro.

  116. Dr. Fabricio

    Tenho usado o peixe prego em meus pacientes com constipação, prisão de ventre e tem um efeito perfeitamente fabuloso. Uma paciente que seguia há anos e que vivia padecendo de prisão de ventre veio queixar-se ontem que não conseguia descolar do banheiro. Vou enriquecer vendendo o elixir de peixe prego.

  117. Ontem fui num rodízio de comida japonesa e experimentei o peixe branco. Gostei tanto que o salmão e o atum perderam até a graça. Nossa, que delícia dos deuses, que prazer intenso comendo essa iguaria! Fortuitamente, sempre coloco limão no shoyu onde mergulho as fatias de peixe, e confesso que comi muito peixe branco, pois perguntei ao garçom que peixe era aquele – peixe prego, ele disse – e falei que era maravilhoso, daí ele trouxe um prato só com esse peixe… e me empanturrei… Hum, delicioso. Não senti nenhum efeito colateral, estou super bem. Meu namorado sentiu alguma coisa de leve, mas ele tem certa dificuldade em ingerir frutos do mar, porém mesmo ele não teve esses efeitos desastrosos que rolei de rir ao ler os relatos. Disse fortuitamente, pois descobri que o limão corta os efeitos do peixe. Meu namorado nunca havia experimentado colocar limão no shoyu e o próprio garçom estranhou quando pedi limão em fatias. Só consigo comer sashimi se tiver limão, e isso nos salvou! Pra quem não sabe o limão é um santo remédio para o aparelho digestivo. “Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

    Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.

    Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

    Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

    Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

    É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.

    Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

    Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

    Gente, não deixem de comer o peixe prego, pois recomendo como uma iguaria dos Deuses, mas peça um suco de limão pra acompanhar, ou limão no shoyu, ou ainda na coca-cola… rsrs

    Para os que ainda estão sofrendo os efeitos colaterais, recomendo tomar suco de limão, de preferência com uma colher de sopa de maizena misturado.

  118. Cara***… esse texto acaba de salvar uma ida ao médico! kkk
    Ontem comi pela primeira vez, foi apenas um temaki, mas já fez um estrago mais ou menos! rs

    O pior é que vc peida normal e qdo percebe, se borrou! =/

  119. Nossa!Sábado passado eu comi uma porção desse peixe praticamente sozinha!Nunca havia comido esse tipo de peixe…passei mal a noite toda do estômago e no dia seguinte minhas fezes estavam oleosas!Ainda não estou 100%,mas fico aliviada de saber a causa!Achei que podia ser algo mais grave!Ufa rs

  120. Shasann !!!

    Boa noite pessoal…
    Estava aqui pensando……No que será de mim amanhã……Com certeza amanhã pensarei mais sobre isso…(foram apenas a bagatela de 15 laminas)
    A Avestruz da minha namorada está rezando para o peixe prego funcionar …..
    Mas que o peixe é bom é……
    Aliás… É melhor prego que arame farpado !!!! (Imagina….)

  121. Comi este peixe na sexta-feira, e no sábado tive este sintoma. Parecia um peido, mas saiu um óleo laranja com odor horrível, que manchou minha roupa e me fez passar a maior vergonha! Este peixe é comercializado também com o nome de AGULHÃO NEGRO. Consumo com frequência, mas tive o problema desta vez pois comi demais, e cozido, não era sashimi! Fica o alerta. Abraço

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.522 outros seguidores

%d bloggers like this: