Aranhas do Brasil

Post clássico de utilidade pública…hehe

Elas passam por animais asquerosos e causam arrepio. Não posso dizer que sou aracnofóbico, mas são bichos que detesto e desde criança tenho pavor. Mesmo sendo um animal não muito admirado, poucas espécies aqui do Brasil oferecem risco ao homem. De qualquer forma ter cuidado é importante, pois a picada destes bichinhos causa envenenamento e, evntualmente, morte, especialmente em crianças.

Selecionei 4 espécies, das mais comuns aqui no Brasil e que nos oferecem risco.

Aranha Armadeira


Essa aranha produz um veneno poderoso e é muito comum em todo nosso país. Possuem uma colorção castanha ou cinza -escuro e tem pelinhos pela extensão de suas pernas. Não curtem fzaer teias, são andarilhas e solitárias. São encontradas em locais escuros, especialmente entre a vegetação. (cachos de banana, por exemplo).

Suas caçadas são relizadas à noite. Quando ameaçadas assumem uma postura de desafio, “armando” as patas.  Acidentes com este tipo de aranha são muito comuns, podendo ser fatal em crianças menores de 7 anos. A peçonha das armadeiras é um complexo de diversas substâncias tóxicas, agindo principalmente sobre o Sistema Nervoso Periférico e secundariamente sobre o S. N. Central. O sintoma predominante é uma dor intensa no local da picada. O tratamento em geral consiste de aplicação local de anestésico e, em casos graves, de aplicação do soro antiaracnídico.

Aranha de Grama

Possui cor acinzentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem em gramados e residências. Os acidentes são freqüentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro.

Caranguejeira

Eu criava uma dessas, num aquário quando eu era criança. Era arrepiante e me causava pesadelos.São aranhs grandes e peludas. Tudo isso é só tamanho, já que acidentes são muito raros e sem gravidade. Os pêlos que recpbrem seu corpo podem causar alergias. Esses pelos são liberados pela aranha defensivamente, raspando as patas em seu dorso formando uma espécie de “núvel”. Animais pequenos, como cachorros e gatos podem morrer de asfixia se inalarem os pelos.

Viúva Negra

Possui cor preta, com manchas vermelhas no abdômen e às vezes nas pernas. São aranhas pequenas: a fêmea tem de 2,5 a 3 cm (o corpo com 1 a 1,5 cm) e o macho é de 3 a 4 vezes menor. Vivem em teias que constroem sob vegetação rasteira, em arbustos, plantas de praia, barrancos, etc., em lugares escuros. São aracnídeos que podem viver aglomeradas em grupos, porém não são aranhas sociais. Havendo falta de alimentos, pode ocorrer canibalismo. Seu nome é originado do fato de o macho ser muitas vezes menor do que a fêmea e, na época de acasalamento, ele ter de ser muito veloz na cópula, pois se a fêmea o percebe por baixo de seu corpo, ele é invariavelmente ingerido como alimento. Conhecem-se no Brasil apenas alguns acidentes de pequena e média gravidade, não se produzindo soro contra as espécies brasileiras.

Aranha Marrom

Essa é bem vagabundinha e comum na minha cidade. Possui cor amarelada, sem manchas. Chega a atingir de 3 a 4 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 1 a 2 cm. Os pêlos são poucos, curtos, quase invisíveis. Essas aranhas vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, geralmente em lugares escuros. Não são agressivas e os acidentes são raros, porém geralmente graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de ferida no local da picada. O tratamento é feito com soro antiaracnídico ou antiloxoscélico.

Esses bichos estão em todo lugar, portanto é importante ter atenção ao deitar na cama, vestir roupas e calçados.

Fonte: http://www.butantan.gov.br e http://www.cb.ufrn.br
About these ads

Posted on 15/05/2010, in Curiosidades and tagged . Bookmark the permalink. 47 Comentários.

  1. Gabriella Vasconcelos Moraes

    Olá! Apareceu no meu banheiro uma aranha pequena, com pernas compridas, com a bundinha amarela e sua cor e a das patas era vermelha metálica. Vc sabe me informar que aranha é essa? Procurei na net, mas não achei nada. Muito obrigada.

  2. Rafhael Isaque

    Meu… tenho medo, pavor, raiivaaaaa de aranha… o bicho feio e pesonhento…. quando eu era criança nem tinha medo, até ver uma aranha de grama entrando num buraco na parede e inventar de enfiar a porra do dedo lá… foi uma picada filha da puta ( desculpe o palavrão) mas foi. Doeu pra carambaa.. chorei ate umas horas… desde então odeioooo aranhas, sempre que vejo uma eu me arrepio e levo um susto daqueles, mas não penso 2 vezes em mata-la, a qual quer custo… a melhor forma é na paulada, pq essas fdps são espertas, se vc pegar algo pequeno e chegar perto pra matar ela pode pular em vc… é tenso de mais… eu ja chego na voadora…

    • kkkkkkkkkkkkkkkk me desculpe, mas tive que rir deste comentário, tá parecendo eu dando umas 10 vassouradas pra matar, pai pergunta se to matando aranha ou elefante kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Todo dia mato uma… axo q é daquela primeira lá de cima ou a segunda… mas que aranha atentada, acha que minha casa é hotel e ainda traz a familia!

  3. José Claudio Sartorelli

    Rafhael Isaque,as aranhas fazem muito mais bem do que mal.Para que você tenha idéia,no Brasil das mais de 1500 espécies de aranhas conhecidas,só cinco causam problemas,mesmo assim,para criançãs de baixa idade ou pessoas com doenças crônicas(aranha-marrom e armadeira).´Todas as aranhas de teia são inofensivas.Matá-las é ajudar na proliferação de pernilongos(Aedes,Culex e etc.),estes sim ,causadores de muitos milhares de morte pela dengue e principalmente pela malária.Pense nisso.

    • alessandro

      Olá, gostaria de saber se vc sabe o nome (tbm não achei no google) de uma aranha pequena (corpo com menos de 1 cm e pernas longas) lisa (sem pelos visíveis), preta com as pernas listradas de branco. Encontrei uma em casa e não sei se é venenosa.
      Obrigado

  4. tais natalia hardlove

    bem eu não tenho muito medo de aranha .. acho muito bonito as cores o jeito q elas andam.. mais sei que são perigosas algumas… so não gosto daquelas q tem a perna bem fina ai sim é muito horrivel…

  5. Essa galera e muito doida… ta todo mundo viajando!!!

  6. kkk, há alguns anos, eu tava brincando na casa da vizinha, acho que eu tinha 13 anos, e a casa era da madeira, e nós fomos para baixo da casa, e tinha vários tijolos e tudo mais, quando nós tiramos 1 tijolo, saiu uma viuva negra, e entro dentro da minha roupa. o meu amigo disse pra mim não me mecher e esperar ela sair, demoro uns 15 minutos até a gente mata ela.
    eu jurei que ia ter medo pelo resto da vida de aranha, até aquele dia, quando vi que elas só atacam quando elas se sentem ameaçadas.
    para aranhas e cobras venenosas se usa um ditado. (não corra atrás dela, mas sim corra dela, e ela não te atacará), quando mais longe deles você ficar mais tranquilo os animais peçonhentos ficarão.

  7. socorroooo……odeio aranhas e vim morar no mato (pertokkkkk) ribeirão pires já é a segunda vezes que encontro elas dentro de casa, cara…….. existe um milhão de tipo mais só a bosta da armadeira que acho dentro da minha casa, existe algum tipo de repelente a aranha…..ajudem galera tenho um filho de 5 anos que vive brincando de carrinho no chão……alguem….!!!!!!!

  8. dragon master-

    |_[]|_ aranhas sao fodas dao medo sao inteligentes e tem estilo u.u

  9. Eu naum tenho medo de aranhas…A Unica que me da pavor pelo estrago que ela faz e a Aranha Marrom…..Ja encontrei algumas dentro de saco de dormir..So cuidar

  10. Eu gosto muito das aranhas. Não tiro nenhuma da minha casa,sei até onde está cada uma delas, eu só tiro as teias quando vem visitas. Eu digo que nós temos uma simbiose, eu dou a casa e elas trabalham pra mim, matando MUITO mosquito, moscas, etc.Só mato uma aranha se realmente não tiver certeza de que tipo é, aí, na dúvida, prefiro não arriscar.
    Outro dia encontrei umas seis micro-aranhas, a aparência é de viúva-negra, mas pequenininhas, dentro de um “casulo”? de barro totalmente fechado, estavam mortas mas conservadas, estava colado na grade da janela; alguém sabe o que é isso?será que foi algum pássaro?

    • Encontrei excatamente igual na minha janela. 2 casulos de barro unidos entre si, aproximadamente 5 a 6 cm de comprimento, com muitas aranhas mortas dentro.

  11. Leonardo Pedro

    ja criei uma caranguejeira também mas ela fugiu dentro de casa e até hoje nao foi encontrada….crio algumas aranhas no meu quarto tenho 3 espécies, a alguns dias eu peguei uma aranha de grama que tava cheia de filhotes no abdomen mas ela nao parava de correr dentro do porte, alimentei ela com uma mariposa e depois soltei! tenho tambem viuvas negras e uma especie que nao sei o nome! obs:NÃO MATEM AS ARANHAS!

  12. fui por a bota e não bati nela para ver se tinha alguma coisa, pisei NUMA ARANHA DE GRMA bem na bunda, logo percebi e tirei a bota, ela morreu mas não sei se fui picado, “”ALGUÉM PODE ME DAR UMA INFORMAÇÃO?!!!!””””

  13. aranha da grama o nome original dela e lycosa ne,eu to criando uma dessas em casa,nunca vi uma caranguejera

  14. TENHO PAVOR DE ARANHAS,NAO MATO POIS TENHO PANICO DE UMA VOAR EM CIMA DE MIM!!!!!!!!!!ADORARIA PERDER O PAVOR QUE TENHO!!!!!!!

  15. amigo, poderia me especificar essa aranha que achei em minha casa? é venenosa? segue o link da foto que tirei.

  16. Há muitos anos encontrei uma aranha em meuj estúdio de música e ela era enorme… marrom clara, do tamanho de uma mão média de mulher, e mão aberta … vamos dizer… uns 18 a 20 cm de diâmetro e ela tinha pintas amarelas em cada dobra de articulação das patas… ela estava em meu piano que era castanho da mesma cor dela e não percebi que ela estava lá até ouvir o barulho das patas no verniz do piano… pareciam unhas… não me lembro do abdomen dela ser mjuito volumoso como as caranguejeiras… tentei olhar centenas de fotos para tentar localizar que espécie era. Nossos vizinhos eram importadores de kiwi que naquela época acabaram novidade, e disseram que nunca viram uma dessas, mas que poderia ser das Filipinas… tb não achei foto compatível… vc teria idéia que aranha seria? se era a tal armadeira da Amazônia ou era de outro país? Depois que vc me esclarecer, vou te perguntar sobre outra que passeou sobre meus dedos em um igaparé na Amazônia ok?
    Obrigada
    Vania

  17. vlw otimas informaçoes, pesquisei pq axei uma aranha desconhecida no meu quarto, mais ja vi qual era (aranha de grama) vlw pelas imformaçoes… e a pedido do leonardo pedro nao vo matar amanham eu do um pé na bunda dela ^^, pençando melhor vo jogar ela pela janela ja q peguei ela no modo classico (com um copo ) e alguem pode mexer e essa porra fugir ¬¬ .

  18. Voce poderia me dizer que aranha e a que apareceu na minha casa (na escada) tipo eu moro perto do zoo, ai eu tava descendo a escada e me deparei com uma aranha enorme tipo uns 10cm e marrom nao tinha as pernas finas nem grossas era “normal” e ela tinha ferrao , ai eu achei que era uma aranha marrom so q vi que a arnha marrom e bem pequena!!!

  19. apareceu uma aranha na minha escola ela era preta com pernas finas e bom o bumbum peludo haha gostaria de saber qual é aki a foto http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/550603_144103419058736_928554179_n.jpg

  20. Ana claudia martins

    Na minha cada aparece sempre uma aranha grande marron meio acinzentada,ela arma quando se sente amea¢ada,coloquei uma em um pote ela dava voadas pro lado da gente,,,
    Sera que ela e muito perigosa?

  21. eu tenho muuuuuuuito medo de aranha hoje mesmo eu vi uma marron nome:nathalia idade:08 anos

  22. Gente eu sou traumatizada com aranhas,nunca levei uma picada mais eu tenho medo,só de ver fotos ou ler sobre as peçonhentas,tenho medo até dessas de teia que fica em casas :s

  23. Olá encontrei vários casulos pequenos de barro em minha casa, cheio de aranhas pequeninas mortas dentro, não era casulo de vespa,gostaria de saber qual subespecie é.

  24. minha irma quase tocou fogo na casa para mata uma aranha de madeira pensano
    que era venosa ela fugio.kkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. alguem me ajuda emcontrei uma aranha estranha a bumda dela era bramca e ela era toda nun tom amarelado meio branco e nao era grande

  26. Eu achei uma aranha estranha no banheiro da minha prima,a aranha devia ter uns 5 cm ela tinha a bumda redonda patas largas a bumda era preta e o resto amarelo alguem sabe me dizer q especie q é ?

  27. oi Boa noite,umas semanas atras eu estava na praia ,com minha família,pra passagem de ano novo,passou três dias voltamos para casa,quando eu estava lavando as roupas tinha uma aranha mas nao aquelas comum que todo mundo ve.e gostaria muito de saber que especie essas coisa é,bem ela toda vermelha ,sua costas é dura pareçendo um casco ,pernas bem longas com ums espinhos miudos parecendo pena de barata,que especie que é?pf.

  28. são animais lindos com jeitos ,formas especias

  29. Olá Gostaria de saber qual especie de aranha é essa: 1º Encontrei ela na minha plantação de alface. 2º Ela é pequena 3º Tem pintinhas amareladas nas patas 4º É de cor preta 5º Ela encolhe quando tocamos com uma caneta nela. Não sei se é venenosa, tenho criança em casa por isso gostaria de saber.

  30. Pedro Trench

    Saudações, Meu nome é Pedro Trench e moro em Matão, SP. Não sei se em algum dos comentarios alguem ja fez essa questão, mas em meu quintal, embaixo de telhas e tijolos e folhas existe em abundancia um tipo de aranha marrom, cascuda, bem lerda e que o corpo parece um pentagono. Gostaria de saber o nome ou se é venenosa ou nao. Nos sites que encontrei só falam de armadeiras, aranhas marron, tarantulas, viuvas negras mas não desta. Embora seja a que mais encontrei por aqui. Desde pequeno. Fico grato pela atenção e ajuda. Att Pedro Trench

  31. Leandro Adriano

    OLÁ, estava com duvida sobre a caranguejeira, e com seus auxilios pude tirar minhas duvidas…
    valew e parabéns!!!

  32. Fala amigo, boa noite…..
    Primeiramente, muito legal esse seu blog, parabéns….. Cara de tempos em tempos tem aparecido algumas aranhas aqui em casa, foram 3 acho que num espaço de um ano mais ou menos…….Gostaria de te mandar as fotos que eu tirei de uma que apareceu hoje, das outras eu não tirei, mas como tenho um filho de 5 anos em casa(ele que achou 2) tenho medo de picarem ele……. Essa de hoje era marrom com alguns detalhes(manchas) pretas nas patas e no corpo, procurei no google, mas não achei uma idêntica tem a “ARMADEIRA” mas não achei muito parecida, tenho como te mandar as fotos? Um abraço e obrigado….

  33. Outro detalhe que esqueci de mencionar, as três apareceram a noite……Por isso a dúvida se é a ARMADEIRA ou não, porque apesar de não parecer isso é uma característica dela…..Mais uma vez obrigado….

  34. claudia marcia

    Vitor, meu marido foi picado por uma a ranha em nosso banheiro, ele disse que sentiu dores por umas 2 horas e depois não sentiu mais nada.
    Procurei fotos na net e não encontrei nenhuma.
    A aranha é pequena, marrom e tem uma espécie de ferrão duro no bumbum. Saberia me dizer que aranha é essa? Obrigada.

  35. amo as aranhas tanto q tenho como tatuagem 9 aranhas no corpo qero fazer mais 2 uma da teia dourada em toda as costa e puchar umateia em todo o corpo

  36. Athos Coutinho

    Olá encontrei uma aranha vermelha com meio que uma linha reta indo da bunda pra cabeça..e partindo de um lado <<>> e tem 4 chifres na bunda dela e ela e pequena.qual e?? E venenosa?

  37. aqui no meu escritorio tem algumas aranhas enormes cor preta bunda amarela e as patas são como da viuva negra pode me informa r que aranha é essa elas fazem um ninho tipo casulos envolta delas

  38. ola axei uma aranha do mato dentro do meu quarto, gostaria de saber se pode haver mais alguma dela aki dentro. Se elas vivem em pares ou sozinhas?…..

  39. cara eu vi uma aranha aqui em casa ela era meio marron escuro,e tinha uns 3 ou 4 cm?q aranha seria essa?bom eu matei entao nao sei kk

  40. eu sei q ela so aparece aqui no banheiro de casa,o ninho delas deve ser dum terreno aqui de obra aqui do lado

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.523 outros seguidores

%d bloggers like this: